Com investimento de R$ 51 milhões, projeto do governo estadual cria rota direta para caminhões e promete aliviar o trânsito na região central
Redação
Publicado em 25/03/2026, às 10h36
A obra do novo acesso viário ao porto de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, chega à fase final. De acordo com o governo do estado, a intervenção, orçada em mais de R$ 51 milhões, tem como meta principal desviar o tráfego de carretas do centro da cidade e criar uma ligação direta entre as rodovias e o cais.
Por meio das redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas comentou sobre a expectativa para a entrega do complexo e os reflexos logísticos. "A gente está falando de menos caminhões dentro da cidade, de facilitar a vida do caminhoneiro, que vai perder menos tempo no trânsito, vai ser mais rápido para carregar e descarregar.".
Ainda nas publicações oficiais, o gestor ressaltou que a conclusão do projeto atende a um pedido antigo dos moradores da região. Expectativa do estado é que a nova rota, ao evitar a passagem de veículos pesados pela malha urbana, proporcione viagens mais seguras e fluidas. Segundo o governo, a mudança impacta de forma positiva tanto na qualidade de vida de quem reside na região quanto na experiência dos turistas que frequentam as praias locais.
Para adequar o sistema viário definitivo, a concessionária e as frentes de trabalho executaram mudanças frequentes no tráfego. No início do mês, como relatado pelo portal Costa Norte, motoristas enfretaram desvios noturnos no contorno sul, na altura do km 33. A medida ocorreu em função da demolição de barreiras e do ajuste nas rotas de ligação com os bairros da costa sul, como Maresias e Juquehy.
Rodovia do litoral norte de SP conta com interdições de até 20 minutos
Mãe e filha são presas em operação contra falsa venda de imóveis da CDHU em São Sebastião