Acesso ao litoral deve ficar mais caro: rodovias terão 10 pontos de pedágio

Também serão instalados mais de 20 novos radares nas rodovias do litoral norte, previstos para funcionar já a partir do primeiro semestre de 2024

Redação
Publicado em 20/12/2023, às 14h38 - Atualizado às 14h51

Radares estão previstos no pacote de instalação de 649 equipamentos em rodovias de todo o estado - Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

Passear no litoral paulista pode ficar mais caro em breve. O governo do estado de São Paulo publicou, no dia 15 de dezembro, o edital de concessão de rodovias do Lote Litoral Paulista, que prevê 15 trechos de cobertura de pedágio, dez deles ligando o litoral sul. Já nas rodovias do litoral norte, 23 novos radares devem passar a funcionar no primeiro semestre do próximo ano.

Na licitação de concessão das rodovias, preveem-se 12 pontos de pedágio na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055); um, na rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), e dois, na rodovia Mogi-Dutra (SP-088). O edital prevê pórticos no Sistema Automático Livre, os free-flow, que permitem a cobrança tarifária sem cabines ou barreiras físicas. As taxas a ser cobradas dos motoristas devem variar de R$ 1,08 a R$ 6,29, conforme o trecho. 

De acordo com o governo, os valores arrecadados serão revertidos em duplicação e ampliação, acessos, melhorias e obras de infraestrutura das estradas. O leilão para a concessão de 30 anos está agendado para o dia 16 de abril de 2024. O edital e anexos encontram-se no site da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Veja os pontos de pedágios:

Pontos de pedágio foram detalhados no edital

 

Radares

No começo do mês, o governo do estado anunciou a instalação de 649 novos pontos de radares em rodovias do estado, 23 deles no litoral norte - nas rodovias Oswaldo Cruz (SP-125 de Taubaté a Ubatuba); Doutor Manuel Hipólito Rego, a Rio-Santos (SP-55 de Ubatuba a Bertioga) e SP 131 (Ilhabela).

A promessa é de que os novos equipamentos sejam mais modernos e eficientes. Além de fiscalizar a velocidade, os futuros radares farão leitura automática de placas (OCR) e terão, ainda, a função de contagem de veículos, com capacidade de transmissão das informações em tempo real para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Confira os pontos de instalação:

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