Polêmicas se desenrolaram durante e depois da partida válida pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil, que teve vitória santista por 1 a 0
Rodrigo Florentino
Publicado em 06/08/2026, às 08h22
Em notas divulgadas nas redes sociais, Remo e Santos se posicionaram em relação à atuação da arbitragem e sobre a confusão envolvendo o atacante Neymar Jr., após a partida entre as duas equipes na terça-feira (4), válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil e que terminou com vitória do Santos por 1 a 0.
Por parte do Remo, a primeira reclamação realizada é sobre o lance da expulsão do zagueiro Marllon em falta cometida contra o atacante Gustavo Caballero.
Em um primeiro momento, o árbitro Anderson Daronco deu o cartão amarelo. Mas, após ser chamado para a cabine do VAR para revisar o lance, Daronco anulou o cartão amarelo e deu o cartão vermelho direto para Marllon.
Segundo o clube paraense, Daronco não levou em consideração que, no início da jogada, Marllon foi puxado por Caballero e que nada teria sido marcado.
Leia mais: Técnico Sérgio Guedes detalha planejamento da Portuguesa Santista para 2027
O Remo também disse que, em áudio divulgado da CBF, seria possível ouvir aos 30 segundos “a voz de uma mulher gritando com orientação para expulsar o jogador do Remo”.
O clube também disse que a atitude é “contrária ao que foi repassado recentemente em reunião na própria CBF com a presença dos membros da comissão de arbitragem”.
Não há dúvidas de que a marcação original estava correta e que o VAR interferiu equivocadamente, causando enorme prejuízo ao Clube mandante”, finaliza o Remo.
O time do Pará também disse que o árbitro de vídeo Marco Aurélio Augusto, que atuou no jogo contra o Santos, estava no VAR da partida entre Vitória e Palmeiras, em 29 de julho deste ano, pela 21ª rodada do Brasileirão, o qual o Remo chama de “confronto marcado por decisões amplamente questionadas pela crítica especializada e apontado como prejudicial à equipe baiana”.
O Remo termina o assunto dizendo que formalizará representação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Comissão de Arbitragem, para “buscar providências sobre a atuação da equipe de arbitragem, adotando as medidas cabíveis, em todas as instâncias competentes, para que episódios dessa natureza não voltem a prejudicar o Clube e o futebol da região amazônica”.
Outra parte da nota fala sobre a confusão entre o atacante Neymar e dirigentes do Remo na área de acesso aos vestiários do estádio Mangueirão após a partida.
Imagens gravadas pelo jornalista Brenno Rayol mostram dirigentes do Remo de um lado com gritos e xingamentos e Neymar reagindo às provocações com gritos, gestos, dizendo a palavra “eliminado” e dizendo um palavrão.
Sobre esse momento, o Remo diz que Neymar “se dirigiu a integrantes da delegação do Remo em tom de provocação e deboche, provocando tumulto no local, em flagrante desrespeito ao Clube anfitrião, à sua torcida e aos mínimos protocolos de convivência esportiva, demonstrando uma postura descontrolada e incompatível com a conduta esperada de um profissional do futebol”.
Veja mais: Bertioga oferece oficina de canoagem como terapia para pacientes do Caps
O clube do Pará disse também repudiar “de forma veemente a conduta”, dizendo que “extrapola os limites do fair play e da ética desportiva”.
Em outra parte da nota, o Remo diz que “reserva-se o direito de adotar as medidas cabíveis perante os órgãos competentes para apuração de eventual conduta antidesportiva, sem prejuízo de outras providências que se mostrem necessárias”.
Em nota divulgada na noite de quarta-feira (5), o Santos repudiou as declarações do presidente do Remo Antônio Carlos Teixeira, quando chamou Neymar de “vagabundo” e em insinuar um suposto favorecimento da arbitragem.
“Críticas esportivas são legítimas, mas ataques pessoais e acusações infundadas ultrapassam os limites do respeito e da ética. O Santos FC defenderá sempre seus atletas, sua história e a integridade da instituição, em nome da transparência e da imagem do futebol brasileiro”, termina o Santos.
Horas depois da confusão, o atacante Neymar comentou em um post no Instagram questionando a atitude dos dirigentes do Remo.
Os caras me xingam, eu comemoro e eles ficam bravos” – diz seguido de emojis de risada.
Neymar também ironizou o comentário do presidente do Remo Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, que o chamou de “vagabundo”. Nos stories da sua conta no Instagram, o atacante do Santos publicou uma selfie dentro de seu iate escrito “vagabundiando”.
Neymar corre risco de ser punido pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em caso julgamento. O atacante poderá ser suspenso por até seis jogos caso responda por infração ao artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que pune condutas contrárias à disciplina ou à ética desportiva.