Projeto propondo a alteração já está na Câmara Municipal para apreciação dos vereadores
Da Redação
Publicado em 16/10/2019, às 13h02 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h13
Desmembrar a atual Secretaria de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, a cargo de Manoel Prieto Alvarez, criando a Secretaria de Serviços Urbanos e uma específica para o Meio Ambiente. A proposta do prefeito Lairton Goulart foi encaminhada à Câmara Municipal e deverá ser votada em breve, embora receba a adesão de todos os vereadores.
O objetivo principal é a agilização dos serviços. O setor de Obras já recebeu investimentos com a aquisição de duas motoniveladoras, duas retroescavadeiras e uma pá carregadeira que custaram R$ 1.082.920,00. Além de um caminhão que já está na prefeitura, serão comprados mais dois após processo de licitação. As máquinas vão garantir melhor atendimento aos bairros.
Como a área de meio ambiente é importante para o desenvolvimento do município, Goulart acredita que é necessário criar uma secretaria específica que exigirá dedicação integral de quem assumir a pasta. Ele explica que um dos maiores problemas enfrentados está no posicionamento da Polícia Ambiental (ex-Florestal) que não reconhece a autonomia do município para licenciar suas áreas, embora a medida vinha sendo adotada com base em acordo firmado com órgãos ambientais do governo do estado.
“Bertioga está se expandindo e a construção civil é nossa maior fonte de geração de empregos. Se nosso direito de legislar sobre o meio mbiente for cerceado, vamos enterrar o município e não podemos aceitar isso", afirma o prefeito que aposta no desenvolvimento ordenado.