Provas do Concurso Nacional Unificado ocorrem neste domingo (5) em todo o país

Mais de 760 mil candidatos farão os exames de forma simultânea em todos os estados e no Distrito Federal; provas começam às 13h (horário de Brasília)

Redação
Publicado em 05/10/2025, às 09h19

Participantes farão as provas em 1.284 locais distribuídos por 228 municípios - Paulo Pinto/Agência Brasil


As provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) serão aplicadas neste domingo (5), a partir das 13h, em todos os estados do país e no Distrito Federal. Ao todo, 761.545 candidatos estão confirmados para a disputa por vagas em órgãos federais.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os participantes farão as provas em 1.284 locais distribuídos por 228 municípios, escolhidos de modo a garantir que ninguém precise se deslocar mais de 100 quilômetros de casa. O objetivo é reduzir custos e ampliar a acessibilidade.

Orientações

Os candidatos devem consultar o cartão de confirmação de inscrição, disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Página de Acompanhamento do portal Gov.br.



O documento informa o endereço completo, número da sala e horário de apresentação, além de dados sobre atendimento especializado, ou uso de nome social, quando solicitado. Levar o cartão impresso não é obrigatório, mas é recomendado pelo MGI.

Formato da prova

As provas terão 90 questões objetivas para cargos de nível superior e 68 para nível médio ou técnico, distribuídas entre nove blocos temáticos. Apenas os classificados nesta primeira etapa farão a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.

Duração

Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30, no horário de Brasília. O candidato deve chegar com pelo menos duas horas de antecedência, portando documento oficial com foto e caneta preta de material transparente. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada.



Para cargos de nível superior, as provas terão duração de cinco horas, encerrando-se às 18h. Para o nível médio, o tempo será de três horas e meia, com término às 16h30. Candidatos com direito a tempo adicional terão mais 60 minutos para concluir o exame.

Somente será permitido levar o caderno de questões na última hora de prova. As três últimas pessoas da sala devem entregar o material juntas, e seus nomes serão registrados na ata de aplicação.

Com informações da Agência Brasil



Para mais conteúdos:



Leia também

Bertioga conclui entrega de títulos de posse para famílias do núcleo Tibiriçá


Baleia jubarte salta em Ilhabela e emociona adolescente de 13 anos