Filiações ditam o ritmo antes das eleições de outubro

Pré-candidatos movimentam o xadrez partidário antes da disputa

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 08/04/2024, às 17h11

Cubatão possui 15 vereadores - Arquivo CN

Faltando seis meses para o pleito municipal, pré-candidatos ao legislativo de cidades da nossa região anunciam filiações. Em Cubatão, o advogado Luiz Henrique Pieruzi, filho da ex-vereadora e única mulher a presidir a Câmara Municipal da cidade, Maria Aparecida Pieruzi de Souza, está no Partido Verde (PV). Também conhecido como Zeca Pieruzi no município, se sair como candidato, o advogado tentará pela terceira vez se eleger vereador na cidade.

Bateu na trave

No ano 2000, Luiz Henrique Pieruzi não entrou por pouco - apenas oito votos separaram o advogado do legislativo municipal. Na época, a vaga ficou com a então candidata à vereadora, a ex-prefeita Márcia Rosa (PT).

Mais mudanças

Em Santos a situação não é diferente. O vereador Marcos Libório, que se licenciou do cargo para exercer a função de secretário municipal de Meio Ambiente, deixou o PSB de Márcio França e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Em família

Libório se filiou, na sexta-feira (5), ao Republicanos do prefeito Rogério Santos e do governador Tarcísio de Freitas. “Hoje me filiei ao Republicanos juntamente com minha esposa Mariângela Libório. Minha trajetória política sempre foi baseada no respeito, na responsabilidade, na ética e no trabalho”, escreveu o vereador nas redes sociais.

Continuando…

“Casa nova, mas com a mesma integridade e com o mesmo compromisso: acima de tudo, o bem-estar dos santistas! Vamos em frente!”, finalizou.

Jogo de interesse?

"Deputados deixam o cargo e disputam eleições municipais" foi o tema do quadro "Debate do JL". O advogado e comentarista do programa Opinião, Roberto Mohamed, e o analista político Carlos Revolta participaram da edição do Jornal Litoral de hoje (8) e debateram o assunto.

Mudanças

Durante a conversa, Roberto Mohamed afirmou que o Brasil precisa de uma reforma política para mudar o cenário. Carlos Revolta disse que deputados/candidatos fazem isso por clamor popular. A íntegra do debate está disponível no canal do Youtube do telejornal.

Cubatão cidade de santos SANTOS CIDADE DEBATE DO JL

Leia também

Orçamento de Santos para 2025 será debatido em audiência pública


Jogo de interesse? Deputados largam legislatura e disputam eleições municipais


Sebrae Aqui Bertioga oferece cursos profissionalizantes aos alunos da EJA