6 exemplos de tecnologias que melhoram os resultados de uma empresa

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 31/05/2022, às 14h27 - Atualizado às 17h14

- Freepik

Muitos proprietários de pequenas empresas cometem o engano de achar que só grandes empresas podem tirar proveito de tecnologia quando, na verdade, hoje ela está em toda a parte. Portanto, sempre podemos tirar proveito dela.

E se ainda pensa que as novas tecnologias não são para você, que são caras ou não podem ter serventia em sua empresa, é preciso repensar essa ideia.

Hoje investir em tecnologia não é luxo, é necessidade, e a longo prazo pode significar uma grande economia.

A tecnologia deve ser encarada como algo que pode transformar sua empresa, com ferramentas acessíveis com benefícios que vão além da produtividade e qualidade, em todos os processos internos.  

Que tal começar a investir em tecnologia agora mesmo? Não sabe por onde começar? Então, continue lendo e fique por dentro de algumas importantes ferramentas que podem trazer ótimos resultados para sua empresa.

1 – Integração entre serviços

Realmente, lidar com muitas ferramentas no dia a dia pode ser algo meio estressante, podendo até resultar em um efeito oposto do pretendido, perda de produtividade. A dica, portanto, é apelar para novas tecnologias que conseguem unificar todas as ferramemtas, seja Slack, Trello, algumas plataformas de gestão, ou vendas, enfim, conectar todas as ferramentas e criar uma experiência mais leve e fluida. Um exemplo é vários Zapier, que permite integração entre serviços.

2 – Realidade virtual e realidade aumentada 

Hoje algumas das tecnologias mais badaladas são RV e RA, e não pense que só games podem tirar vantagem delas. 

A VR é uma tecnologia que permite imersão virtual em um ambiente, ou seja, pode ser de grande valia no caso de imobiliárias,  casas de festas e eventos, só para citar alguns exemplos. 

Enquanto a AR é a inclusão de elementos virtuais em um cenário real, ótima para quem deseja vender produtos.

Na verdade, ambas trazem a possibilidade de visualização de produtos e serviços, com uma experiência muito prática para o cliente.

3 – Automação

Atualmente tem se falado muito em ferramentas de automação, que permitem automatizar as mais diferentes áreas de um negócio, trazendo mais eficiência, rapidez e economia aos processos.

O fato é que essa tecnologia, além de tornar o trabalho mais fácil, permite que você e sua equipe se concentrem no que realmente importa. E quanto às empresas pequenas, isso é ainda mais urgente, principalmente, porque a automação permite a plena utilização das habilidades dos colaboradores.

4 – Internet das coisas

Certamente você já deve ter ouvido falar em Internet das Coisas, que cria conexões entre os objetos e a internet, por meio de sensores, redes ou outros dispositivos. Ou seja, alguns objetos, conectados à internet, podem desempenhar as mais variadas funções, com funcionalidades diversas.

Nesse sentido, muito se tem falado em industrial iot, e isso porque, sem dúvida, esse é o setor em que a maior parte da tecnologia de iot está sendo implementada, com sensores, instrumentos e outros dispositivos interconectados em rede com aplicativos industriais de computadores.

Mas, o fato é que a iot está por toda parte, como em televisores, geladeiras, lavadoras e outros equipamentos que podem ser controlados remotamente, ou ainda os aplicativos para transporte (como o Uber), que nos levam para um determinado endereço; os aplicativos de trânsito (como o GPS), que nos fornecem informações em tempo real sobre as melhores rotas e congestionamentos, e etc...

Enfim, é uma tecnologia que pode ajudar a sua empresa a encontrar novas oportunidades de negócio e reduzir o custo operacional de diversas formas. 

5 – Computação em nuvem

Vivemos um momento em que já é possível gerir diferentes negócios e serviços pela internet. São os chamados SaaS – ou “software as a service”. E para que funcionem bem, é fundamental investir em computação em nuvem. 

Sabendo usar corretamente essa tecnologia é possível otimizar diferentes tipos de serviços como, por exemplo, o de entrega. 

6 – Inteligência artificial (ai) e chatbots

E não tem como falar em novas tecnologias para empresas sem pensar em alguma que traga mais eficiência e qualidade no atendimento. E é aí que a IA pode ser de grande valia, com a possibilidade de oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente.

Nesse sentido, podemos citar como exemplo o uso de chatbots, que vêm fazendo muito sucesso entre empresas de todos os tamanhos, inclusive, as pequenas, pois possibilitam que o atendimento ao consumidor seja filtrado e, com isso, gere melhores resultados.

Enfim, o mundo mudou e é preciso que as pequenas empresas entendam que as novas tecnologias estão aí, cada vez mais acessíveis, permitindo competir, de igual, com empresas de todos os tamanhos. 

tecnologia gestão de negócios dicas