Paciente tem sintomas de necrose no pé direito. Prefeitura diz que não tem conhecimento do caso
Da redação
Publicado em 18/05/2021, às 16h04 - Atualizado às 16h58
Um morador de Ubatuba (SP), no Litoral Norte do Estado de São Paulo, usou as redes sociais no dia 14 de maio para denunciar um mau atendimento dos profissionais da Santa Casa.
De acordo com ele, seu pai, que sofreu um AVC, perdeu movimentos e apresentou sintomas de necrose no dedo do pé direito há cerca de 40 dias. Internado na Santa Casa, o pai do morador foi avaliado por um médico, que decidiu fazer uma cirurgia de amputação.
“No dia 11 de abril foi feita a cirurgia de amputação e a raspagem da perna direita, que estava com infecção por conta da má circulação. Ocorreu tudo na cirurgia”, disse.
O paciente recebeu alta no dia 19 de abril e fez acompanhamentos semanais (curativos), além de se medicar com antibióticos.
“No dia 6 de maio ele foi reavaliado. A recuperação estava ótima. A cicatrização estava evoluindo, segundo os médicos. O retorno estava marcado para o dia 13 de maio”, explicou.
Mas foi aí que os problemas começaram, segundo o morador.
Ainda de acordo com ele, a antiga equipe de cirurgia da Santa Casa foi demitida. Com isso, seu pai passou por um outro médico, um clínico geral.
“Esse médico abriu os curativos e deixou o local exposto a contaminações. Detalhe: meu pai sentado em uma cadeira de rodas. Depois de quase duas horas, o colocaram em uma maca. Os pés estavam inchados e sangrando. Um médico foi atende-lo e afirmou que os sintomas eram da cirurgia, mas que a especialidade dele era urologia. Ele foi seco e ríspido. Disse que meu pai deveria ser internado para amputar outro dedo, além de todos os outros dedos do pé esquerdo. Ele não pediu nenhum exame e sequer avaliou o meu pai”, contou o morador.
Ele reclamou do atendimento e do procedimento adotado pelos médicos na Santa Casa.
“Como podemos aceitar um atendimento medíocre? Pouco se importam com as pessoas, estão ali por dinheiro. Os médicos estão perdidos. Peço socorro às autoridades competentes. Investiguem o que está acontecendo naquele lugar (Santa Casa). Temo pela vida do meu pai e dos outros pacientes que precisam de cirurgia ou pós-cirúrgico”, desabafou.
O morador declarou ainda que os médicos que estavam de plantão não fizeram carta de retorno para uma nova avaliação semanal e também se negaram a receitar antibióticos para seu pai.
Outro lado
Questionada pela nossa reportagem, a prefeitura de Ubatuba afirmou que não tem conhecimento das denúncias que o Sistema Costa Norte de Comunicação encaminhou.
Segundo a administração, é necessário formalizar as reclamações pelos canais oficiais destinados.
“No caso da Santa Casa, para envio de denúncias, sugestões e, também, elogios referentes aos diversos serviços prestados pela Instituição, é necessário encaminhar e-mail para o endereço: ouvidoria@santacasaubatuba.org.br. No caso da prefeitura, a Ouvidoria atende pelo e-mail ouvidoria@ubatuba.sp.gov.br ou (12) 3833-7227”, diz a nota.