Morador de Ubatuba (SP) desabafa após exigência de consumação mínima em quiosque: “Não existe Lei”

Esposa e cunhada foram convidadas a se retirar após não consumirem o mínimo exigido pelo estabelecimento na Praia Grande

Da redação
Publicado em 16/10/2021, às 11h16 - Atualizado às 14h44

Praia Grande, em Ubatuba Morador de Ubatuba (SP) desabafa após exigência de consumação mínima em quiosque: “não existe Lei” praia, sol, mar, areia, pessoas na areia - Foto: Divulgação

Um morador de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, usou as redes sociais na sexta-feira (15) para desabafar sobre a exigência de consumação mínima em um quiosque na Praia Grande.

Segundo ele, sua esposa e a cunhada estiveram no estabelecimento na tarde de sexta-feira e foram informadas pelo garçom que deveriam pagar apenas o consumo e os 10% do serviço.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNlitoralconectado E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Elas pediram fritas e refrigerantes. Após aproximadamente uma hora, o garçom informou que o responsável pelo estabelecimento convidou a dupla a se retirar, porque não houve a consumação mínima exigida. O valor não foi divulgado.

“O dono pediu para elas se retirarem. Elas foram, mas com muita vergonha. A lei não existe em Ubatuba. Estou indignado”, escreveu nas redes sociais.

O Portal Costa Norte procurou o quiosque Patropi, informado pelo morador, para um posicionamento oficial, mas não houve respostas até o fechamento desta publicação, às 11h15.

Consumação mínima

Alguns estabelecimentos, como bares, restaurantes e casas noturnas, estabelecem uma taxa mínima que clientes devem consumir. Entretanto, essa cobrança, conhecida como consumação mínima, é considerada prática abusiva por configurar venda casada, conforme o artigo 39, inciso I do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Venda casada consiste em ofertar um produto ou serviço mediante a aquisição de outro produto ou serviço, bem como estabelecer limites quantitativos, sem justa causa. Portanto, o fornecedor não pode definir um valor mínimo que o cliente deve consumir ao entrar em um estabelecimento.

“O consumidor deve ficar sempre atento aos seus direitos. E se passar por uma situação como essa, deve exigir nota fiscal que conste a cobrança indevida, e formalizar uma reclamação”, destaca o Procon.

Sempre que o consumidor verificar qualquer irregularidade nas relações de consumo, deve denunciar por meio do app, site ou em uma das unidades físicas de atendimento do órgão no Estado.

Praia Grande Ubatuba quiosque CONSUMAÇÃO MINIMA