Em Ubatuba (SP), homem pesca robalo e descobre que peixe comeu embalagem de Yakult

Recipiente de plástico de leite fermentado foi encontrado dentro do estômago do pescado

Da redação
Publicado em 03/09/2021, às 16h19 - Atualizado às 17h03

Embalagem de plástico de leite fermentado é encontrada no estômago do peixe em Ubatuba (SP) Em Ubatuba (SP), homem pesca robalo e descobre que peixe comeu embalagem plástica - Foto: Instituto Argonauta


Um pescador de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, presenciou uma cena inusitada na última quarta-feira (1º), na praia Perequê-Açu. Após pescar um robalo, o homem encontrou uma embalagem plástica de leite fermentado no estômago do animal enquanto limpava o pescado.

Ele decidiu acionar o Instituto Argonauta para relatar o caso. O instituto trabalha com projeto de lixo marinho, que monitora os resíduos nas praias do Litoral Norte de São Paulo, e suas interações com os animais.

Os pesquisadores do Instituto Argonauta examinaram o estômago do robalo, que estava completamente preenchido pelo lixo plástico, medindo cerca de 8 centímetros.



“Os resíduos descartados de forma incorreta prejudicam a fauna marinha, podendo, em muitos casos, causar sua morte. Mensalmente, o Instituto Argonauta publica, em parceria com o Aquário de Ubatuba, o Boletim do Lixo, cujo objetivo é informar sobre a situação das praias do Litoral Norte de São Paulo em relação à presença de lixo".

"O Boletim do Lixo integra o Projeto Lixo Marinho. Entre os resíduos que são mais coletados nas praias, aproveitando os esforços de monitoramento da fauna marinha, estão o plástico (70%), vidro (6%), metal (5%), papel/papelão (3%) e outros (16%)”, diz a nota do Argonauta.

O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho.



Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar é de origem terrestre. Uma vez no ambiente marinho, esses resíduos possuem grande capacidade de dispersão, trazendo diversos impactos ambientais, sociais e econômicos.

Sempre antes de ir às praias, não se esqueça de acessar o Boletim do Lixo emitido mensalmente pelo Instituto Argonauta e Aquário de Ubatuba, disponível em https://institutoargonauta.org/publicacoes