São Vicente (SP) | Prefeitura decreta multa pesadíssima para quem for flagrado sem máscaras

Medida foi assinada pelo prefeito Kayo Amado, que fez apelo nas redes sociais: “Não é por dinheiro, é pra salvar vidas”

da Redação
Publicado em 19/03/2021, às 11h26 - Atualizado às 11h45

Multa semelhante é aplicada em Santos desde o ano passado, mas com valores teoricamente menores - Reprodução/ Prefeitura de São Vicente


O prefeito Kayo Amado (Pode) publicou decreto no qual estabelece multa fixada em 5 a 10 cestas básicas para quem for flagrado sem máscara em São Vicente (SP). A medida adotada em razão do avanço da pandemia da Covid-19 foi assinada na quinta-feira, 18, e já está em vigor. Nas redes sociais o prefeito fez um apelo para quem ainda não utiliza o item, agora obrigatório. Veja o vídeo:

Clique aqui e veja o vídeo

Em tom sério ele desabafou e cobrou consciência dos moradores e frequentadores da cidade: "Basta, não dá mais para aceitar! Todo mundo sabe que as máscaras são obrigatórias e elas salvam vidas, mas mesmo assim tem gente que não respeita e finge que não tem nada acontecendo“, afirmou o prefeito.



Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/NoticiasLitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Curiosamente o estado de São Paulo é o segundo onde a cesta custa mais caro, em torno de R$ 639,47 perdendo apenas para Santa Catarina. Para efeito de comparação a multa em Santos, cidade vizinha, está fixada em R$ 300,00 por pessoa sem máscara, e em São Vicente ficará em torno de R$ 3.197,35 podendo ser dobrada em caso de reincidência. A estimativa leva em conta dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese.

No caso de estabelecimentos comerciais permissivos a clientes sem máscara o valor é ainda maior, fixado em 30 cestas básicas na primeira multa e em 50 a partir da segunda. Apesar do alto valor e prefeito justificou que a aplicação não é por dinheiro.



“Tem gente passando fome por conta da pandemia e tem gente que simplesmente acha que não precisa usar mascara andando por aí. Não é pelo dinheiro. É para salvar vidas e com essas cestas a gente vai certamente ajudar quem está precisado”. A fiscalização ficará a cargo da Guarda Civil Municipal – GCM.

Números em São Vicente

Nas últimas 24h 36 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus na cidade. Com isso desde o início da pandemia 12.349 foram infectadas, sendo que 9.891 se recuperaram. Foram registrados 633 óbitos e a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI está em 70%.



Parceria por mais leitos

Há dois dias a prefeitura anunciou uma nova parceria com o Hospital São José – HSJ para ampliação da ala covid. Na enfermaria a quantidade subiu de 10 para 23 leitos, e nas UTIs de 9 para 10. Dois leitos de enfermaria inclusive podem tornar-se UTI caso necessário.