Com antiga fazenda de escravos, sítio arqueológico será reaberto em São Sebastião

Sítio Arqueológico São Francisco possui potencial educativo e turístico devido aos aspectos culturais, ambientais e paisagísticos

Estéfani Braz
Publicado em 13/06/2024, às 18h53 - Atualizado às 20h07

Sítio arqueológico proporciona conhecimento e apreciação da natureza - Matheus Daguillar/PMSS

Conhecer a história é preservar a cultura, é manter tradições e entender nossos próprios antepassados. Em São Sebastião, no litoral norte, um sítio arqueológico resgata memórias antigas por meio de ruínas de construções de uma antiga fazenda de escravos e uma capela,  do século 19. 

O local voltará ser opção para o turismo cultural com sua reabertura marcada para o dia 1º de julho, a partir das 9h. Segundo a prefeitura , o sítio arqueológico São Francisco passou por uma série de melhorias que incluem a readequação do acesso, revitalização do ponto de apoio e de atendimento aos visitantes.

Ruínas fazem parte do sítio arqueológico São Francisco, em São Sebastião - Matheus Daguillar/PMSS

 

Além disso, a trilha foi reestruturada com nova infraestrutura com degraus e corrimãos de madeira, itens básicos de primeiros socorros, implantação de deque de contemplação, placas de comunicação, áreas de descanso e recuo para embarque e desembarque de visitantes. 

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

O sítio arqueológico possui vestígios de cursos d’água, pontes, fragmentos de cerâmicas e porcelanas, telhas, fornos e muitos alicerces de edificações, que impressionam pela técnica utilizada para as construções. O espaço foi descoberto em 1991 pelo arqueólogo Wagner Bornal. Em 2007, uma grande área foi encontrada ao lado do sítio, totalizando mais de um milhão de metros quadrados. Nesta nova área, pesquisadores identificaram um complexo de senzalas e estradas originais, que davam acesso a diversas edificações e estruturas.

A visitação ocorre somente com acompanhamento de  guia credenciado. Os agendamentos podem ser feitos a partir do dia 2 de julho, com até 15 pessoas por passeio. A estimativa de duração do passeio é de quatro horas. 

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia (CIT) pelo telefone (12) 3892 2206 e pelo e-mail cit.setur@saosebastiao.sp.gov.br.

*Com informações do site oficial da prefeitura de São Sebastião. 

São Sebastião Cultura Litoral Norte

Leia também

Defesa Civil de São Sebastião e Exército criam protocolo para Operação Dilúvio


São Sebastião será sede dos Jogos Regionais pela terceira vez