Cidade do litoral norte de SP oferece variedade de trilhas e mirantes

Trilhas e mirantes, em São Sebastião, proporcionam experiências únicas de imersão na natureza, como opções às muitas praias da cidade

Redação
Publicado em 09/04/2024, às 11h17 - Atualizado às 11h30

Vista do mirante da praia Brava de Guaecá - Turismo São Sebastião

São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, não é especial apenas por suas praias paradisíacas. A cidade oferece aos seus visitantes e moradores uma variedade de trilhas e mirantes, que proporcionam experiências únicas de imersão na natureza, além de impressionantes visuais das belezas naturais e da diversidade da flora e fauna da região.

Tilha Ribeirão de Itu, em Boiçucanga - Reprodução/MaresiasTur

 

Para garantir acesso fácil e seguro aos visitantes a esses locais, a Secretaria de Turismo (Setur) do município, em parceria com o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião,  desde de 2017, reestruturou esses pontos turísticos, a exemplo da trilha Ribeirão de Itu, no bairro Boiçucanga;  trilha Maresias-Paúba;  Sete Quedas, em Maresias; do rio das Pedras, em Cambury e do Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, além dos mirantes da trilha Maresias-Paúba e da praia Brava do Guaecá, entre outros locais.

As trilhas e mirantes receberam estrutura de madeira com corrimãos, acessibilidade com a instalação de degraus, passarelas, deques em pontos de observação, novas sinalizações, manutenção de drenagens e adequações das áreas de pisoteio (leito da trilha).

De acordo com a administração municipal, o objetivo da estruturação dos pontos é de possibilitar um trajeto seguro e demarcado aos visitantes. A secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, informa: “Seguimos valorizando o ecoturismo na cidade e, além de contribuir para a conservação ambiental, vamos aumentar a qualidade da visitação turística nesses locais, para que os visitantes desfrutem não só das belas praias, mas também os grandes cenários naturais em meio à Mata Atlântica”.

Reprodução/Leandro Saadi/Turismo São Sebastião

 

Ao longo dos últimos anos, a prefeitura de São Sebastião também ofereceu capacitações e cursos de formação de monitores ambientais autônomos, em parceria com a Fundação Florestal. Para saber mais sobre as inúmeras possibilidades de admirar as belezas naturais e registrar fotos incríveis nesses pontos turísticos, acesse o portal oficial de Turismo de São Sebastião.

São Sebastião trilhas LITORAL NORTE DE SP MIRANTES

Leia também

Cultura caiçara preservada com turismo de base comunitária no litoral norte de SP


Litoral norte de SP foca no 'turismo de ano inteiro' e vê aumento no ticket médio