A bordo estava o empresário Edison Gloeden, comandante da embarcação
Thiago Reis Dantas
Publicado em 17/01/2023, às 12h57 - Atualizado em 18/01/2023, às 16h38
Um velejador está desaparecido após sair da Baía de Santos há dois dias. Segundo informações obtidas pelo portal Costa Norte, Edison Gloeden, mais conhecido como Alemão, saiu para testar o piloto automático de sua embarcação, o Veleiro Sufoco, modelo Brasília 32, no último domingo (15) e não retornou. Colegas e familiares não conseguem contato com ele. A Marinha, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão com embarcações à procura do veleiro.
Segundo Marcelo Aulicino, presidente do Clube Internacional de Regatas de Santos, EdIson partiu da sede náutica do clube em Guarujá por volta das 14:30. O presidente informou que o velejador era bastante experiente, que costumava navegar com frequência no barco. “É uma embarcação de Classe Oceânica com 32 pés, equipada com todos os itens de segurança”. Edison é sócio do clube e mantém a embarcação na sede náutica há muito tempo.
A assessoria de Imprensa da Marinha afirmou que o trabalho de buscas começou na manhã de ontem (16) e conta com o apoio dos Bombeiros e da Polícia Militar. No dia do desaparecimento, uma tempestade com raios atingiu várias cidades da região no período da tarde.
De acordo com o portal Folha Santista, o “Sufoco” foi visto pelo navegador Marcelo Parizi Araujo, que conduzia a embarcação “Despacito”, às 14h40 do domingo em área próxima à Ilha das Palmas, sem vela, navegando por motor.