"Em outros eventos como Olimpíadas, Copa América e estruturas como aviões, resorts e hotéis, nunca houve controle de saúde com monitoramento das pessoas que retornam para suas casas", disse a diretora de Operações do Concais
Da redação
Publicado em 01/09/2021, às 09h29 - Atualizado às 10h58
Com a retomada da temporada de cruzeiros marítimos ao redor do mundo, inclusive na América Latina, passageiros, tripulantes, empresas transportadoras e vários outros que dependem do setor, aguardam esperançosos pelo anúncio da retomada da temporada 2021/2022 no Brasil.
A expectativa é de que a temporada nacional tenha início em 5 de novembro de 2021. A previsão é de que seis navios passem pelo Terminal Concais, no Porto de Santos, percorrendo a costa brasileira até meados de abril.
Para tanto, é necessário que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) bata o martelo sobre os protocolos a serem seguidos.
“Estamos otimistas com a temporada de cruzeiros”, disse a diretora de Operações do Concais, Sueli Martinez. Em 2019, antes mesmo da obrigatoriedade dos protocolos sanitários, o terminal já havia adotado medidas como higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras pelos funcionários e dispositivos de álcool gel por todo o terminal.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CostaNortesonoticias E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲
“Faremos todos os controles sanitários necessários, pois sabemos da importância do nosso setor para a retomada de empregos. Para se ter uma ideia, só no Porto de Santos, a temporada deve injetar mais de R$ 132 milhões para a economia de Santos e Região”, diz.
Historicamente, o navio é o único lugar com controle para qualquer tipo de sintomas. “Diariamente, antes da atracação, o navio reporta para a Anvisa todos os passageiros que estiveram no ambulatório e por quais motivos, justamente para ter o controle de liberação do navio”, explica Sueli.
“Em outros eventos como Olimpíadas, Copa América e estruturas como aviões, resorts e hotéis, nunca houve controle de saúde com monitoramento das pessoas que retornam para suas casas. Isso passou a acontecer somente por conta da pandemia”, completou.
Entre as medidas que estão sendo consideradas pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), estão os testes para detectar a covid-19 antes do embarque e durante a viagem, a reserva de cabines para possíveis quarentenas, a distribuição de pulseiras que detectam aglomerações e um novo sistema de ventilação dentro dos navios.
A entidade também está levantando a possibilidade de limitar a ocupação dos cruzeiros para 70% da capacidade máxima. Os terminais de cruzeiros marítimos, como o Concais, também adotaram os protocolos adicionados aos dos navios para os embarques e desembarques.
É esperado que 237 mil cruzeiristas embarquem em Santos, ansiosos pela realização de seu sonho de navegar pelo país. “Da mesma forma como todos os outros setores do turismo já retomaram as suas atividades, os cruzeiros marítimos deverão ser os próximos. Sempre prezamos pela segurança e saúde das pessoas que decidem viajar de navio. Nossa expectativa é de que esta temporada seja confirmada o quanto antes e que as pessoas possam curtir seu verão em alto mar”, finalizou.