Santos vai conhecer as campeãs do Carnaval 2024 nesta terça-feira (6)

Leitura das notas das escolas de samba dos grupos de Acesso e Especial acontece a partir das 12h no Teatro Municipal Braz Cubas, na Vila Mathias

Redação
Publicado em 06/02/2024, às 08h45

Seis escolas de samba disputam o título de Grupo de Acesso - Divulgação/Prefeitura de Santos


Nesta terça-feira (6), Santos vai conhecer as escolas de samba campeãs do Carnaval 2024. A partir das 12h, ocorrerá a leitura das notas das escolas dos grupos de Acesso e Especial. A apuração será realizada no Teatro Municipal Braz Cubas, na Vila Mathias (av. Senador Pinheiro Machado, 48). Seis escolas de samba disputam o título do Grupo de Acesso, e nove agremiações do Grupo Especial.

A disputa entre as escolas de samba, que desfilaram nos dias 2 e 3 de fevereiro, promete ser uma das mais acirradas de todos os anos. O aumento do número de julgadores e a fórmula de descenso são algumas das novidades neste ano. Nesta edição, a menor das quatro notas para cada quesito será descartada. Além disso, a quantidade de avaliadores subiu de 27 para 36. A ordem de leitura das notas para os dois grupos será definida por sorteio, antes da apuração, durante a reunião da Comissão do Carnaval com os presidentes das escolas de samba.

Os quesitos avaliados são: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba de Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala/Porta-Bandeira e Comissão de Frente. Ao final da leitura das notas, serão definidas as campeãs, além do acesso e descenso para o próximo ano. De acordo com regulamento, duas das nove escolas do Grupo Especial cairão para o Acesso, sendo que apenas uma será promovida. Dessa forma, em 2025, o Carnaval santista terá oito escolas no Especial e sete no Acesso.



Disputa promete ser uma das mais acirradas de todos os anos - Divulgação/Prefeitura de Santos

 

O acesso ao Teatro Municipal será restrito a cinco representantes por escola de samba, devidamente credenciados. A agremiação campeã do Grupo Especial levará o prêmio de R$ 29.280. Já a vice ganhará R$ 15.520.

Interdição

Inicialmente, será interditada a pista sentido praia da avenida Pinheiro Machado, entre as avenidas Francisco Manoel e Eng. Luís La Scala Jr. (trecho em frente ao Teatro Municipal), a partir das 10h. Posteriormente, com o esperado aumento da concentração de torcedores na área, deverá ser bloqueada também a pista contrária, entre as ruas Lucas Fortunato e Antonio Bento. A previsão é que isso aconteça a partir das 11h.



Para os dois bloqueios, a rota alternativa é a av. Ana Costa. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estará com agentes operando o trânsito no local. A perspectiva é de liberação da via até às 14h.



Leia também

Carnaval de blocos promete agitar cidade do litoral de SP


Shopping de Praia Grande terá bloco de Carnaval desfilando pelos corredores


Ziriguidum deve tomar conta do Centro Histórico de Santos no Carnaval