Entorpecente que foi apreendido seria enviado à Europa e África; crime organizado teve prejuízo de cerca de 50 milhões de dólares
Da redação
Publicado em 10/03/2022, às 10h01 - Atualizado às 12h42
Mais de uma tonelada de cocaína que seria enviada à Europa e África, foram apreendidas nesta terça-feira (8) no Porto de Santos. A estimativa é que a apreensão tenha causado ao crime organizado o prejuízo de 50 milhões de dólares.
A seleção das cargas foi feita durante as atividades de Gestão de Riscos da Receita Federal, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres.
Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲
A primeira carga selecionada foi um carregamento de 76 toneladas de levedura com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica. A carga estava acondicionada em três contêineres e a contaminação ocorreu em um deles, onde foram encontrados aproximadamente 392 kg de cocaína.
A segunda seleção era composta por 40 contêineres, com peso total de mais de mil toneladas de açúcar em sacas de ráfia. A contaminação ocorreu em um deles, onde foram encontrados aproximadamente 612 kg de cocaína. O destino da carga seria o Porto de Abdijã, na Costa do Marfim, com transbordo em Tenerife, nas Ilhas Canárias.
Durante a inspeção foram utilizados os cães de faro Uruk, da Alfândega da Receita Federal em Santos, e Dark e Eyka, da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto de Viracopos.
A Receita Federal é a responsável pelo controle aduaneiro no país, e de acordo com a instituição, o objetivo das operações é assegurar o equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e a segurança aduaneira, garantindo que as cargas não sejam utilizadas como meios para o cometimento de ilícitos.
Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail