BTPEduca atinge o sucesso já na primeira edição

Costa Norte
Publicado em 23/08/2013, às 06h50 - Atualizado às 14h05

- Costa Norte


Por Marina Aguiar

No concurso, alunos, professores, diretores, supervisores e a escola recebem premiações

Prefeito Paulo Alexandre Barbosa parabenizou a todos os premiados e envolvidos no projeto

O concurso BTPEduca, lançado em maio deste ano pela Brasil Terminal Portuário, em Santos, premiou 15 alunos de 1º a 5º ano de escolas próximas à sede da empresa. O evento ocorreu no dia 16 de agosto na UME Vinte e Oito de Fevereiro, no bairro Saboó, em Santos. Em parceria com a prefeitura, a BTP estimulou alunos de seis escolas da rede municipal de ensino a realizar trabalhos relacionados ao meio ambiente durante os três meses de concurso. José Mateus, por exemplo, fez um poema no qual pede a preservação da natureza, e ganhou o 1º lugar do quarto ano. Já Ayzha Bueno Santos, 1º lugar do quinto ano, fez um texto informativo sobre o uso consciente da água. “Eu escrevi que não pode desperdiçar água, que a prefeitura está trabalhando para reutilizar a água”. A pequena Rubia Santos da Silva, do 3º ano, desenhou uma história em quadrinhos na qual ensina como evitar o mosquito da dengue. “Fiquei muito feliz, ganhei uma bicicleta.” Os pais tiveram grande participação no projeto. Dentro de casa, eles incentivaram os filhos, a exemplo de José Clebson Souza Vieira, pai da terceira colocada do 2º ano, Ana Vitória Santos Vieira. “A reação dela quando descobriu que ganhou foi espontânea; ela abriu um sorriso que não tem preço”. O pai conta que a filha é estudiosa e muito competitiva, o que ajudou na hora de concorrer. Sucesso entre os colégios participantes, o BTPEduca é motivo de orgulho para os organizadores. Paulo Simões, diretor de relações institucionais da empresa, representou a BTP na premiação e demonstrou alegria com os resultados. “Esse projeto faz valer a pena todo o trabalho árduo que temos não só com a consolidação da empresa, mas com a consolidação de projetos dessa magnitude.” O prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa parabenizou a todos os premiados, além dos envolvidos no projeto, sejam alunos, professores, diretores, coordenadores e supervisores. “Esse projeto movimenta a rede como um todo. Todas as escolas se envolvem, não só os premiados, isso é extremamente importante porque estimula os alunos dentro do processo de aprendizagem” elogiou o prefeito. O projeto envolveu 1458 alunos nesta primeira edição, mas não pretende parar por aí. A secretária de Educação de Santos Jossélia Fontoura fez um apelo durante a premiação para que mais escolas sejam incluídas no projeto: “Escolas da área continental e da própria Zona Noroeste pediram para participar. Desejo também que outras empresas venham somar com a gente, para que todas as escolas sejam contempladas”, disse. O projeto, inspirado no Costa Norte Escola, do Sistema Costa Norte de Comunicação, premia alunos, professores, diretores e escolas.



2ª edição A segunda edição já começou e aborda os seguintes temas: preservando o meio ambiente; animais em extinção; qualidade de vida: reciclagem; conservando a natureza; e reutilização da água.