Nascimento aconteceu na manhã de quinta-feira (28) em frente a Unidade de Saúde da Família do Valongo
Da redação
Publicado em 29/07/2022, às 08h58 - Atualizado às 10h30
Um bebê “apressadinho” não quis esperar até a sua mãe conseguir chegar ao hospital e nasceu dentro de um carro em Santos. O inusitado fato aconteceu na manhã de quinta-feira (28) na porta da Unidade de Saúde da Família (USF) do Valongo, pouco após as 8 horas da manhã.
"O momento mais esperado acabou acontecendo da forma menos esperada". Foi assim que o fiscal sanitário Leonardo dos Santos Almeida, 40 anos, classificou o nascimento de seu segundo filho, Eduardo.
➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial
Leonardo e a então futura mamãe, Lílian Luciana de Souza Almeida, de 36 anos, são moradores do bairro Boqueirão, em Praia Grande, e haviam programado tudo para o nascimento de Eduardo, que aconteceria em uma maternidade de Santos. Mas o problema é que o irmãozinho de Isabela, de 3 anos, tinha pressa.
Pouco antes das 7h, Lílian sentiu as contrações ficarem mais fortes. Começava o corre-corre - e o desespero também. A bolsa estourou às 7h30.
No carro, Leonardo e Lílian se angustiavam com o trânsito intenso, típico das manhãs, e as contrações cada vez mais intensas. A primeira atitude de Leonardo foi acionar o 190 da Polícia Militar para ver se poderia contar com ajuda para abrir caminho na entrada de Santos. Ele sentia que o momento do parto se aproximava.
Passada a entrada da cidade, ele buscou aproximar o veículo para o canto direito da via na tentativa de, ao menos, estacionar. Por instinto, virou à direita, na rua Maria Neusa Cunha. Na calçada, vendo o desespero do pai, um pedestre sugeriu que ele seguisse poucos metros adiante até a entrada da USF do Valongo.
Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias
"Ele veio correndo até a recepção e logo vários profissionais foram até o carro", conta a responsável pela unidade de Saúde, Jéssica Fernanda de Oliveira Ferraz. Eduardo já tinha nascido no veículo e, minutos depois, recebeu os primeiros cuidados de enfermeiros e técnicos de enfermagem. A primeira abordagem foi feita pela enfermeira Rosana Maria Carmello, depois vieram outros profissionais trazendo luvas, avental e gaze para a primeira acolhida.
A primeira providência foi verificar os sinais vitais do recém-nascido e as condições da mãe, que tinha perdido sangue. Depois, verificaram a pressão arterial de Lílian. Com respostas positivas aos primeiros exames e testes, os pais e a equipe de Saúde foram se acalmando. "Nunca tinha visto um caso deste acontecer na porta da unidade", revela Jéssica. "O caso mostrou que nossa equipe está preparada para tudo".
Uma viatura do Samu também acolheu o bebê e a mãe, encaminhando-os, de forma mais segura, para uma maternidade. "Só temos que agradecer a todo o pessoal, tanto da unidade como do Samu. Acredito que foi Deus que colocou estes profissionais no nosso caminho", agradeceu Leonardo.
Para a chefe do Departamento de Atenção Básica de Santos, Mariana Trazzi, a acolhida ao pequeno Eduardo mostra o quanto as equipes da saúde de Santos estão preparadas. "Gostaria de parabenizar a equipe do Valongo. Casos como este evidenciam o quanto o grupo está preparado. As ações da Atenção Básica vão sempre além do cuidado básico, e isso é muito importante para que a população reconheça o quanto eles trabalham. Meu abraço forte para a equipe e para os pais. Desejo uma vida de luz para esta criança".
Leia também: “Ação do Coração” volta a ser presencial neste ano e acontece em 7 de agosto