Atrações do novo Quebra-Mar de Santos serão entregues dia 13

Pista de patinação, quadra de basquete 3x3, um trecho da alameda principal, a revitalização do Monumento Tomie Ohtake e o novo mirante serão entregues no dia 13 de junho

Da redação
Publicado em 03/06/2022, às 09h15 - Atualizado às 13h08

Monumento de Tomie Ohtake, escultura com 15 metros de altura, que está sendo recuperado, com pintura, nova rampa de acesso e a conclusão do observatório Atrações do novo Quebra-Mar de Santos serão entregues dia 13 Monumento de Tomie Ohtake, no Quebra-Mar d - Francisco Arrais/Prefeitura de Santos


Moradores e turistas de Santos já podem começar a contagem regressiva para poder curtir mais atrações do novo Quebra-Mar, no Parque Roberto Mário Santini, no José Menino. A pista de patinação, a quadra de basquete 3x3, um trecho da alameda principal, a revitalização do Monumento Tomie Ohtake e o novo mirante já têm data para serem entregues à população: 13 de junho.

𝗟𝗲𝗶𝗮 𝗼𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝗾𝘂𝗲𝘀 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

A informação foi anunciada nesta quinta-feira (2) pelo prefeito Rogério Santos, após visita técnica ao canteiro de obras do Emissário Submarino. Ele também confirmou que, na data, será realizada a inauguração oficial da pista de pump track (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas). Com a entrega dessas novas atrações, o novo Quebra-Mar terá 1/3 dos trabalhos concluídos. 



"As obras estão a todo vapor e teremos o maior parque esportivo do Brasil", disse o prefeito. "Nossa expectativa é de que, até o fim do ano, 90% da obra esteja pronta, já com os quiosques e o playground disponíveis para o público", completou Rogério.

Os serviços no parque estão sendo executados por etapas, o que permite colocar as novas atrações à disposição da população, à medida que ficarem prontas. A pista de pump track e o espaço pet já foram inaugurados e estão abertos ao público.

Andamento das obras 

Segundo o engenheiro Daniel Borges, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, a pista de patinação e a quadra de basquete estão concretadas e as superfícies passam por preparação para o uso. A pista está ganhando corrimãos e, na quadra, será instalado o alambrado.



Além das atrações esportivas, o Monumento de Tomie Ohtake, escultura com 15 metros de altura, que é um dos cartões postais da cidade,  está sendo recuperado, com pintura, nova rampa de acesso e a conclusão do observatório, além da construção de um novo mirante.

O pacote de entregas deste mês inclui ainda uma parte da alameda principal, com parte dos passeios em mosaico português. Esta fase da obra, a segunda etapa, começou em fevereiro com serviços de infraestrutura de iluminação, água, esgoto e fibra ótica do parque e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2023.

A obra abrange a manutenção do Museu do Surfe, da Torre de Jurados e da Escola Radical de Surf, além da entrega, até o final do ano, de uma fonte interativa e um parque das águas que terá equipamento instagramável. Nos setores em obras, o acesso está proibido.



Licitação para a terceira etapa do novo Quebra-Mar está em andamento

Dando prosseguimento à modernização do Parque Roberto Mário Santini,  a prefeitura lançou, em 11 de maio, a licitação para a terceira etapa de obras do Novo Quebra-Mar. Está prevista a implantação de um playground com brinquedos personalizados temáticos, relativos a pontos turísticos e marcas de Santos; de pórticos de entrada em estrutura metálica; revitalização das vias de serviço asfaltadas; reforma das edificações administrativas e banheiros públicos.

Os serviços estão orçados em R$ 13,9 milhões, sendo R$ 10 milhões recursos do Estado, por meio do Dadetur, e o restante, do município. O processo licitatório para definir a empresa que fará a obra leva em torno de 90 dias para ser concluído, caso não sejam interpostos recursos. A obra vai começar após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço e deverá ficar pronta em 12 meses.

Primeira etapa de obras foi entregue no ano passado

Em dezembro de 2021 foram disponibilizados à população a pista de pump track e o espaço pet, que conta com bancos para os tutores de bichinhos de estimação, áreas com grama e itens para os animais brincarem, além de espaço para bebedouro.  



Um trecho do jardim mais próximo à ciclovia, que passou por remodelação, também foi liberado. O espaço, que agora conta com novo paisagismo, recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto. A primeira fase da obra ficou a cargo da Secretaria de Serviços Públicos.

Modernização do parque terá mais duas etapas

Estão previstas ainda a quarta e quinta etapas do novo quebra-mar. As obras serão executadas com recursos que estão sendo pleiteados em nível estadual e federal. Uma delas contemplará uma pista de skate homologada pela Confederação Brasileira de Skate para receber provas e circuitos nacionais e internacionais nas modalidades street e park. Já a outra etapa será voltada para a implantação de uma torre de escala com padrão oficial.

Paralelamente às obras em andamento, a prefeitura está preparando o edital do chamamento público para os interessados em explorar o novo restaurante e as lanchonetes da praça de alimentação.



Leia também: Aquário de Santos ganha quatro novos moradores

𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗯𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗱𝗼, 𝗳𝗮𝗰̧𝗮 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗲 𝗱𝗼 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗼 𝗴𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗻𝗼 𝗪𝗵𝗮𝘁𝘀𝗔𝗽𝗽 ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲