Alckmin inaugura unidade fixa do Via Rápida Emprego

Costa Norte
Publicado em 23/12/2014, às 08h45 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h29

- Costa Norte


Cursos serão oferecidos a partir da segunda quinzena de janeiro de 2015

O governador Geraldo Alckmin inaugurou, no sábado, 20, em Santos, um posto fixo de treinamento profissionalizante do programa Via Rápida Emprego, na avenida Afonso Schimidth, 1171, bairro Castelo. A unidade tem previsão de oferecer, a partir da segunda quinzena de janeiro de 2015, os seguintes cursos de qualificação profissional: assistente administrativo; auxiliar de departamento pessoal; elétrica residencial; logística portuária; manicure e pedicure; porteiro; e técnicas de venda. A carga horária varia de 100 a 250 horas. O estado investiu R$ 8,5 milhões, incluindo o repasse feito pelo Centro Paula Souza, de R$ 4,5 milhões, para as instalações do Via Rápida Emprego, que abrigam três salas de aula; dois laboratórios (multiuso e informática); três salas de apoio administrativo; e seis sanitários, sendo dois com acessibilidade. Alckmin explicou: “São Paulo não deixa ninguém para trás. Então não precisa ter vestibular, não precisa ter diploma. Quem quiser fazer um curso voltado para a empregabilidade da região, faz o curso de graça e, ainda, ganha uma bolsa de R$ 460, se não tiver seguro-desemprego e não estiver trabalhando”. A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) desenvolveu o projeto executivo da obra e ficou responsável pela construção, reforma e adequação do imóvel, localizado na Zona Noroeste de Santos, onde já funciona o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), da Secretaria Estadual da Educação. Esse prédio passará a ser compartilhado com o Centro Paula Souza, para oferta de cursos de qualificação profissional à comunidade. As pessoas cadastradas para os cursos recebem material didático, auxílio-alimentação no valor de R$ 100 e subsídio transporte de R$ 150. Desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício da Previdência Social também têm direito à bolsa auxílio mensal de R$ 210,00, de acordo com a carga horária dos cursos. Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do governo do estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa, que tem o Centro Paula Souza como um dos parceiros, visa oferecer capacitação profissional gratuita aos cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir seu próprio negócio. Até o momento, o programa já atendeu cerca de 200 mil pessoas, com oferta de cursos em 645 municípios paulistas. Inscrições e outras informações no site www.viarapida.sp.gov.br