Vias de Praia Grande estão recebendo a troca de piso sextavado por asfalto

Obras acontecem por meio de convênio entre prefeitura e Sabesp, em vias do bairro Canto do Forte; veja quais serão as próximas ruas

Redação
Publicado em 28/02/2024, às 10h01

Mais de 30 ruas e avenidas serão renovadas com a troca de blocos sextavados por asfalto - Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande


Diversas vias de Praia Grande começam a receber pavimentação asfáltica, em substituição aos antigos blocos sextavados. As obras se realizam por meio de convênio de cooperação técnica e financeira firmado entre prefeitura e Sabesp. Os trabalhos já foram iniciados na rua Nilo Peçanha, no bairro Canto do Forte;  a previsão é que, nas próximas semanas, novas vias recebam as melhorias.

A Sabesp vai trocar as tubulações mais antigas do seu sistema e, após o trabalho, a prefeitura entra com o asfalto. O valor que a companhia gastaria, para repor o mesmo pavimento sextavado, será repassado como verba indenizatória para a administração municipal colocar asfalto.

Além da rua Nilo Peçanha, nas próximas semanas, a Sabesp deve liberar para o início da pavimentação as seguintes ruas: Almirante Custódio de Mello; General Osório; Coronel Fortenelle e Cynthia Giuffrida, todas entre a avenida Costa Machado e a rua General Otelo Rodrigues Franco, no Canto do Forte.



Mais de 30 ruas e avenidas receberão asfalto. A Sabesp pretende trocar as tubulações no bairro, que são muito antigas e geram inúmeros problemas, entre eles, de vazamentos. Segundo a prefeitura, durante as obras, a Sabesp terá as seguintes obrigações: retirada dos blocos sextavados das vias; execução dos serviços necessários ao remanejamento das redes de esgoto; comunicação do término e liberação da rua, para os serviços de pavimentação asfáltica.

Caberá à prefeitura as ações de: preparo de caixa da rua após os serviços hidráulicos; lançamento e espalhamento de brita graduada simples; aplicação das imprimações betuminosas e aplicação do concreto betuminoso usinado e quente.

Tubulações da Sabesp no Canto do Forte são muito antigas , por isso a substituição - Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

 



As tratativas entre as duas partes começaram em dezembro de 2021. Nos meses seguintes, técnicos da prefeitura e da Sabesp debateram os detalhes legais e o plano de trabalho. A prefeita de Praia Grande Raquel Chini assinou a documentação, no segundo semestre de 2023, oficializando o convênio.

A chefe do Executivo destacou que, com esse convênio, a prefeitura garante maior agilidade e qualidade aos serviços de pavimentação relacionados às obras da Sabesp. “Era uma solicitação antiga das pessoas que moram em ruas com sextavados a troca por pavimentação asfáltica. É algo que beneficiará diretamente a população desta região da cidade”, concluiu.



Leia também

Rede Krill anuncia novas vagas de emprego no litoral de SP


Praia Grande abre concurso público para 45 vagas em diversos cargos


Franquia do "melhor milkshake do mundo" inaugura primeira loja no litoral de SP