Crianças fizeram contato com um hospital, que repassou caso ao Cicoe
da Redação
Publicado em 16/03/2021, às 16h39 - Atualizado às 16h46
Uma mãe foi socorrida por agentes da Guarda Civil Municipal de Praia Grande (SP) na madrugada de segunda-feira, 15, após passar mal em casa, no bairro Maracanã. Ela estava com os dois filhos pequenos, que ao a verem desmaiada ligaram para um hospital. O chamado foi repassado para o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais - Cicoe e uma equipe se dirigiu à casa da família.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ bit.ly/CNAGORA5 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲
De acordo com o guarda Ribeiro a equipe estava de serviço na madrugada de segunda-feira quando foi acionada pelo Cicoe. A informação era de que uma criança de apenas 10 anos, que havia feito contato telefônico com um hospital particular pedindo ajuda pois a mãe estava desmaiada no chão da cozinha. A atendente do hospital entrou em contato com o Cicoe para que checasse a informação e rapidamente uma viatura foi direcionada ao local.
O guarda conta que ele e os outros colegas foram atendidos já no portão pelo menino, que logo foi contando o que havia acontecido, bastante preocupado. “Eram duas crianças, uma de 10 anos, que foi quem ligou para o hospital, e uma de cinco. A mãe estava caída no chão da cozinha e logo checamos os sinais vitais, ela estava com o pulso bem fraco e nossa preocupação foi acionar o Samu os mais rapidamente possível”.
Porém, o atendimento tocou o guarda de forma diferente de tantas outras ocorrências que já atendeu, principalmente pelo comportamento dos meninos. “O mais velho teve muita maturidade em buscar socorro e conduzir tudo. Já o menorzinho, que talvez nem estivesse entendendo muito bem o que acontecia, falava: é a polícia, é a polícia! E isso mexe com a gente, pois temos que manter a calma e a serenidade para resolver tudo da melhor forma e foi o que aconteceu”.
Rapidamente, uma equipe do Samu chegou na casa e socorreu a mulher. Posteriormente, ela explicou que não havia tomado a medicação para pressão e por isso passou mal, vindo a desmaiar.
Atuação
A Guarda Civil Municipal de Praia Grande conta com um efetivo de 400 integrantes, entre homens e mulheres totalmente preparados para o patrulhamento preventivo e ostensivo.
Já o Cicoe é uma importante ferramenta ao trabalho das equipes que estão na rua, já que na central de monitoramento é possível acompanhar as imagens registradas por mais de 2.700 câmeras instaladas em pontos estratégicos da Cidade. Também é na central que são concentradas as ligações com denúncias anônimas e informações que auxiliem nas ações, por meio dos telefones 199 e 153.