Filha morre e mãe é resgatada com grau 3 de afogamento em Praia Grande

Turistas, de 21 e 59 anos, tomavam banho de mar em setor desprotegido por guarda-vidas, na altura do bairro Jardim Real

Redação
Publicado em 17/01/2024, às 14h37 - Atualizado às 16h58

Vítima foi submetida a manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) - Reprodução Praia Grande Mil Grau

Uma jovem de 21 anos morreu e sua mãe, de 59 anos, foi resgatada com sequelas, após entrarem em processo de afogamento, na manhã desta quarta-feira (17), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as vítimas  tomavam banho de mar em um setor que não é monitorado por guarda-vidas.

O afogamento foi registrado às 10h35, no bairro Jardim Real, cerca de 19km do centro da cidade. O GBMar foi acionado pelo 193 e enviou equipes para o local. Quando os bombeiros chegaram, uma das vítimas já estava na areia, inconsciente. A outra vítima estava sendo retirada da água por populares.

Os bombeiros iniciaram o atendimento à vítima inconsciente, identificada como Mirian Cristina, de 21 anos. Ela estava em grau 6 de afogamento, o que significa que estava em parada cardiorrespiratória e recebeu manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) na faixa de areia. A outra vítima, identificada como Roseli de Shirley, de 59 anos, foi retirada do mar com grau 3 de afogamento, o que significa que apresentava sinais de insuficiência respiratória.

O GBMar informou que ambas as vítimas são moradoras da capital paulista e ainda que não foi possível descrever a dinâmica do afogamento, pois o setor onde ocorreu a tragédia não é monitorado por guarda-vidas.

Por meio de nota enviada a reportagem, a prefeitura de Praia Grande informou que as duas vítimas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Samambaia. No entanto, a vítima Mirian chegou em óbito, constatado pelo Samu. Já sua mãe, Roseli permanece internada na UPA, sem risco de morte.

Praia Grande afogamento gbmar

Leia também

Praia Grande comemora 57 anos com fogos do Réveillon


Mais de 60 banhistas morreram afogados no litoral de SP em 2023, diz GBMar