Cativeiro ilegal de pássaros silvestres é flagrado pela Guarda Ambiental de Praia Grande (SP)

Dois homens foram conduzidos para o DP e responderão por crime ambiental

Da redação
Publicado em 25/05/2021, às 10h08 - Atualizado às 10h30

Ação especial permanece até o final de fevereiro Praia Grande Orla de Praia Grande com coqueiros, prédio e a praia - Flávia Souza


A Guarda Ambiental de Praia Grande, no litoral de SP, encontrou pássaros silvestres mantidos de forma irregular em cativeiro localizado em uma residência no Bairro Princesa, na última sexta-feira (21).

De acordo com informações da gestão municipal, após avaliação da equipe da Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, os animais foram soltos. Dois homens que estavam no local foram conduzidos à Delegacia de Polícia e responderão processo por crime ambiental.

A operação ocorreu na Rua Maria Domingas Santos Reis. Ao chegar ao local, a equipe da Guarda Ambiental encontrou 12 gaiolas e armadilhas. No total, 16 pássaros  foram apreendidos. Os animais eram das espécies Sporophilacaerulescens (coleirinho), Saltatorsimilis (trinca-ferro) e Sicalisflaveola (canário da terra).



Chamou a atenção dos guardas que o pássaro trinca-ferro portava uma anilha Sispass (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros).

Após constatação de adulteração do selo público, o material foi retirado e encaminhado ao Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros - Santos (CTRF- 3).

Após a avaliação da equipe da Aiuká, que realizou diversos exames e testes nos animais, os pássaros silvestres foram devolvidos para a natureza. A soltura foi realizada na área do Parque Piaçabuçu, uma das principais áreas verdes de Praia Grande.



Denúncias sobre desmatamento de áreas, descarte irregular de resíduos da construção civil e acionamento para resgate de animais silvestres podem ser feitas pelos telefones 199 e 153.