Novos educadores recebem capacitação antes de ingressar na rede

Costa Norte
Publicado em 07/01/2016, às 14h41 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h58

- Costa Norte


*Foto: Beatriz Rego | PMSS

Os 180 novos profissionais da educação no município - entre auxiliares de atividades escolares, monitores de creches e secretários de escola – participaram, terça e quarta-feira,  5 e 6, de uma série de palestras e cursos de formação a fim de  preparar esses novos servidores públicos para o dia a dia da rede municipal.

Na quarta-feira, no Teatro Municipal, os educadores assistiram à palestra do advogado Fernando Ubirajara sobre O Serviço e o Servidor Público. As orientações gerais foram dadas pela chefe de divisão administrativa Adriana Puertas, que explicou: “A cada um, sua função: organizar atribuições e processos de trabalho ajuda a escola a exercer melhor seu papel”. Já no período da tarde, as palestras foram ministradas pela supervisora de ensino da pasta, Sandra Pereira, com o tema O Funcionário Escolar e seu Caráter Educativo.



A inclusão escolar também teve destaque durante o encontro. Na ocasião, a professora do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (Eape), Deise Moreira Lima, apresentou o tema Inclusão Escolar, Direito à Igualdade. No encerramento, os profissionais André Leandro, coordenador geral do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) e a enfermeira Elaine Cristina esclareceram diversas dúvidas sobre primeiros socorros.

A secretária de Educação do município, Angela Couto, deu as boas-vindas aos novos profissionais da educação municipal e salientou que, a partir de agora, todos pertencem ao mesmo núcleo de serviço, são  parceiros, independentemente da função de cada um, e precisam ser colaborativos uns com os outros. “Dentro da escola, nossos dias nunca serão iguais, portanto, lucidez é a palavra de ordem. Precisamos deixar nossos problemas individuais fora de nosso trabalho e sermos mais mediadores, compreensivos, trabalhar coletivamente, educar e buscar, no dia a dia, articular os processos educacionais dentro do município. O compromisso de cada um de vocês é com a sua comunidade e com cada estudante”.

O prefeito Ernane Primazzi parabenizou os que passaram no concurso e enfatizou ter sido muito grande a concorrência, o que torna o mérito maior ainda. “Entre os quase cinco mil concorrentes, foram vocês que se destacaram, por isso, é importante estar atento e saber que cada um será modelo de comportamento para milhares de crianças e adolescentes da rede municipal. Vocês serão parte responsável na formação deles, sendo assim, busquem executar suas funções da melhor maneira possível, com muito respeito. Todos entram para somar, fazendo com que a educação municipal continue crescendo e melhorando”.