Cidade do litoral sul de SP celebra Iemanjá no sábado (3)

Festividade em Mongaguá será realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado pelo candomblé no dia 2 de fevereiro; confira a programação

Redação
Publicado em 01/02/2024, às 15h24 - Atualizado às 15h29

Estátua de Iemanjá de Mongaguá fica no bairro Agenor de Campos - Divulgação

Mongaguá, no litoral sul de São Paulo, está pronta para receber a 15ª edição da Festa de Iemanjá, a partir das 12h de sábado (3). A festividade será realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado pelo candomblé no dia 2 de fevereiro. O evento é realizado pela Casa de Cultura Afro-brasileira (Ile Axé Efon Odé Ojú Okàn), com o apoio da prefeitura de Mongaguá. 

A carreata tem início às 12h, na avenida Dom Pedro I, 1.976, no bairro Balneário Itaguaí. Às 14h, acontece o cortejo terrestre, na avenida Governador Mário Covas Júnior, 9.258, em Agenor de Campos, próximo ao monumento de Iemanjá, local onde estarão instaladas   barracas de acarajé, plantas sagradas, trajes religiosos e muito mais.

Rainha do Mar

Iemanjá, a Rainha do Mar, é considerada generosa e protetora dos pescadores. Segundo a crença, ela também zela pelo amor e pela fertilidade e sabe retribuir os presentes ofertados. A estátua de Iemanjá, em Agenor de Campos, inaugurada em 2005, é um dos principais pontos turísticos de Mongaguá, além de ser o local escolhido para as celebrações à orixá.

O nome Iemanjá tem origem no idioma africano yorubá, sendo o termo Yéyé Omó Ejá, que, em tradução literal significa "mãe cujos filhos são peixes". É cultuada tanto na umbanda (que comemora no dia 8 de dezembro) como no candomblé, e é considerada a mãe de quase todos os orixás.

mongaguá iemanjá

Leia também

Baile Mares do Sul, um ícone do litoral de SP, está de volta


Carnaval em cidade do litoral sul de SP promete folia com blocos e bandas


Poço das Antas, no litoral sul de SP, é revitalizado