Festival de Forró ilhabelense recebe prêmio de incentivo à cultura em SP

O movimento SP Forró realizou pela primeira vez a premiação que reconhece o trabalho de artistas, empresários e produtores culturais

Gabriela Petarnella
Publicado em 22/11/2023, às 14h59

O festival já acontece há 10 anos na cidade e reúne pessoas de diversos lugares - Divulgação Forró na Ilha

Na sexta-feira (17), o empresário ilhabelense Rodrigo Ribeiro Rehder, junto a seus sócios Federico Romera (Ilhabela) e Tony do Limoeiro (São Paulo), receberam o prêmio SP Forró pelo trabalho apresentado no festival Forró na Ilha. A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar o trabalho de artistas, empresários e produtores culturais no cenário nacional.

O grupo SP Forró é uma amostra da relevância cultural desta arte que desempenha um papel importante na economia brasileira. Neste mês, o presidente Lula sancionou um decreto que reconhece o forró como manifestação cultural do Brasil, integrando-o a outras expressões autênticas, como escolas de samba, festas juninas e música gospel. A arte já havia sido reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2021, como patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O premiado festival foi criado em 2014, com o intuito de trazer à cidade um pouco do cenário do movimento Forró Pé de Serra, envolvendo dança, música e arte. Rehder esclarece que existe um mercado turístico para este tipo de evento: “é um negócio que está muito em alta no mundo todo. Tem um público que viaja em busca de festivais focados nesse tipo de música, então existe um turismo voltado para viajar para um lugar interessante, conhecer novas pessoas, fazer novas conexões e, claro, ouvir uma boa música e dançar.”

Empresários fundadores do Forró na Ilha recebendo o prêmio SP Forró - Divulgação SP Forró

Em 2024 o festival completará 10 anos e já vem novidades por aí. O empresário destaca que a festa está programada para maio do próximo ano e que será a maior edição até o momento. A intenção é trazer novas ações, mais participações e envolver mais a sociedade de alguma forma. “A gente quer divulgar mais essa cultura tão linda que é a do Forró e tudo o que ela envolve, juntos em um ambiente incrível, com uma magia encantadora”, revela.

O movimento SP Forró, criado em 2017, engloba diversos grupos, trios, artistas e produtores de todas as regiões de São Paulo. Com a intenção de fomentar e valorizar o fazer artístico dos forrozeiros, realizando atividades como oficinas, formações, resgate histórico, valorização do gênero e, agora, a premiação.

O certificado de reconhecimento cultural foi entregue em uma cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo, contando com a presença de representantes do Ministério da Cultura e autoridades locais, e produtores da arte.

Ilhabela festival prêmio

Leia também

Fashion Beach lança coleção de fim de ano e eleva autoestima feminina


Jantar da APAE de Praia Grande será no sábado (25) e ainda há convites


Secretária de São Sebastião é finalista em prêmio nacional de turismo