Altas temperaturas: saiba como reforçar os cuidados com os pets

A veterinária Nathalie Vecchio, do CRA de Ilhabela, destaca os cuidados que tutores devem seguir para garantir a saúde do seu animal neste período

Gabriela Petarnella
Publicado em 16/11/2023, às 08h38

Os animais podem sofrer exaustão e desidratação durante os períodos mais quentes - Freepik

A Defesa Civil de Ilhabela emitiu um alerta sobre altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar (URA), até sábado (18). O litoral norte tem previsão de máximas de 40°C (com sensação térmica de 42°C) e umidade relativa do ar de 70%. As temperaturas elevadas representam risco também para os animais domésticos e os cuidados devem ser redobrados neste período.

A exposição prolongada a esta onda de calor, definida como Alerta Vermelho pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode oferecer riscos à saúde tanto para os humanos quanto para os pets, com o agravante de que os animais nem sempre demonstram desconforto com o calor. Esse fator pode levar à exaustão e desidratação, manifestada por sintomas como respiração ofegante, salivação excessiva, fraqueza, vômitos, tremores, diarreia e até perda de consciência.

A veterinária Nathalie Vecchio, do Centro de Referência Animal de Ilhabela (CRA), destaca que alguns animais, devido às características genéticas, exigem cuidados especiais. No entanto, independentemente da raça, em casos de dúvida ou sintomas específicos, os tutores deverão procurar imediatamente um veterinário. Para proteger os animais do calor, a veterinária indica:

Ilhabela cuidados pets ALTAS TEMPERATURAS

Leia também

São Sebastião espera 200 mil turistas nos feriados de quarta e segunda-feira


Turista morre afogado em cachoeira de Ubatuba (SP)


Praia Grande terá árvore de Natal com 45 metros de altura