Voluntários renovam pintura de centro comunitário em Guarujá (SP)

Mais de 50 voluntários participaram de um mutirão; ação teve como objetivo envolver a comunidade na zeladoria dos próprios públicos

Da redação
Publicado em 27/07/2021, às 16h44 - Atualizado às 16h50

Voluntários realizam mutirão de pintura no CAEC em Guarujá (SP) - Divulgação/Prefeitura de Guarujá


O Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Isabel Ortega de Souza (avenida Manoel da Cruz Michael, 333, no bairro Santa Rosa) está de cara nova, graças à ação do projeto: “A Escola é Sua; O Caec é Nosso”.

No último sábado (24), mais de 50 voluntários participaram de um mutirão de pintura, que contou também com o apoio de funcionários do poder Legislativo. No Caec Izabel Ortega, rotineiramente são realizadas mais de 29 atividades esportivas, envolvendo cerca de cinco mil alunos.

“Quando a gente cuida daquilo que é nosso estamos cuidando da nossa cidade. Agradeço a todos que participaram e abraçaram essa inciativa”, afirmou a vice-prefeita.



O projeto é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e tem como objetivo realizar melhorias no Caec, com o envolvimento da comunidade.

“Queremos despertar esse espírito de pertencimento e coletividade, no qual a própria comunidade participa da zeladoria e manutenção do próprio público. Nós entramos com o material, eles entram com todo o entusiasmo do voluntariado”, declarou o secretário de Educação.

Ação voluntaria

Usuários do equipamento, professores, funcionários e demais parceiros da unidade, acordaram cedo e arregaçaram as mangas para deixar o espaço mais bonito e acolhedor.



É o caso de Juramir Valentim, 28 anos, que tem uma ligação forte com a unidade. Ele perdeu os pais ainda criança e teve que morar em um abrigo, mas foi no Caec Izabel Ortega que ele encontrou alegria e forças para superar os obstáculos da vida.

“Eu comecei a participar do Caec com seis anos, cresci aqui. Fiz várias modalidades esportivas, competi, ganhei medalhas. Foi um tempo maravilhoso na minha vida e hoje eu posso retribuir tudo o que me proporcionaram”, afirmou o voluntário. Hoje, Juramir é professor voluntário no tênis de mesa e auxilia outras crianças a conquistarem seus sonhos.

Para a diretora da unidade, Cátia de Souza Silva, é uma alegria receber a comunidade. “Esse projeto desperta o sentimento de pertencimento e envolve a comunidade nesta parceria de sucesso. Todos saem ganhando”, revelou Cátia Souza.