Golpe do free flow: motoristas denunciam supostas cobranças e acendem alerta na região

Mensagens enviadas aos condutores trazem links suspeitos para pagamento. Concessionárias não se manifestam sobre as tentativas de golpes

Reginaldo Pupo
Publicado em 22/06/2026, às 22h05

Portal de pedágio eletrônico free flow no Contorno Sul da rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba - Concessionária Tamoios


Motoristas que trafegam pelas rodovias que ligam o planalto ao litoral norte têm relatado o recebimento de e-mails com supostas cobranças de pedágios do sistema free flow. As mensagens, que chegam diretamente às caixas de entrada dos usuários, contêm links para pagamento imediato de valores supostamente em aberto, levantando suspeitas e preocupações entre os condutores.

O principal ponto que chama a atenção é a falta de informações básicas que normalmente estariam presentes em uma cobrança oficial. Os e-mails não identificam qual concessionária seria responsável pela cobrança, não apresentam logomarca da empresa e tampouco trazem dados claros sobre a praça de pedágio, data da passagem do veículo ou outros elementos que permitam ao motorista confirmar a autenticidade da cobrança.

Com a implantação do sistema Free Flow em diversas rodovias do estado, que permite a cobrança automática sem a necessidade de praças físicas de pedágio, golpistas passaram a explorar o desconhecimento de parte dos motoristas sobre o funcionamento do modelo. A prática tem sido utilizada para aplicar golpes também por mensagens de celular e até aplicativos de conversa.



Uma das mensagens enviadas por e-mail a motoristas que usam as rodovias da região - Reprodução

 

“Com certeza é golpe”

A reportagem apurou que as cobranças estariam sendo enviadas a motoristas que utilizaram as rodovias Mogi-Bertioga, Tamoios e Rio-Santos. O motorista de aplicativo Sérgio Mamede de Souza, 46, de Ubatuba, disse que trafegou há dois meses pela rodovia dos Tamoios, no trecho do Contorno Sul, sentido São Sebastião, onde há cobrança de pedágio no sistema free flow no trecho de Caraguatatuba.

Segundo ele, mesmo após ter pago o pedágio por meio de aplicativo oficial da concessionária três dias após a viagem (os usuários têm até 30 dias para efetuar o pagamento), recebeu uma cobrança por e-mail uma semana depois, que, supostamente, teria como origem o site Pedágio Digital, um facilitador de pagamento de pedágios para as concessionárias. A mensagem, segundo Souza, informava que havia um débito registrado na placa de seu carro. 

A reportagem não conseguiu contato com o site Pedágio Digital.



“Estranhei logo de cara (a cobrança), pois eu já havia pago o débito antes do prazo de 30 dias. Mas, por via das dúvidas, consultei novamente a placa do meu carro no aplicativo oficial da rodovia e realmente já não constava mais o débito”, conta o motorista. “Aí recebi essa cobrança, que com certeza é um golpe”, completou.

Botão verde induz usuários de rodovia a clicar. Clique pode levar a links suspeitos - Reprodução

 

Uma moradora de Caraguatatuba, no litoral norte, que preferiu não se identificar, também afirmou ter recebido e-mail de cobrança de pedágio eletrônico. Ela explica que há um mês foi visitar parentes em Paraty, no litoral sul fluminense, e passou pela estrutura do free flow existente no km 538. O e-mail chegou uma semana depois, segundo ela. “Meu marido desconfiou e pediu para eu não pagar, senão, eu teria caído no golpe”.  



Pressão psicológica

O Costa Norte teve acesso a e-mails encaminhados por usuários das rodovias da região. As mensagens apresentam um tom alarmista e apelam para a pressão psicológica dos destinatários ao destacar, de forma ostensiva, supostas consequências pelo não pagamento da cobrança. Entre elas, são citadas multas, inclusão de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e outras penalidades. Para dar mais veracidade, os golpistas usam como base artigos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

As informações são apresentadas em letras maiúsculas e destacadas nas cores verde e vermelha, recurso visual utilizado para reforçar a sensação de urgência e estimular uma ação imediata do destinatário. O conteúdo direciona os proprietários de veículos a clicar em um botão com a frase “Consultar minha placa agora”, que oculta um link de origem desconhecida.

Remetente das mensagens tem endereço de e-mail com sequência de números, que podem indicar fraude - Reprodução

 



De acordo com motoristas que receberam as mensagens, os e-mails são automaticamente direcionados para a caixa de spam. Um dos fatores que desperta suspeita é o endereço dos remetentes, que não utiliza domínios convencionais, como “.com.br”, “.br” ou “.com”.

Em vez disso, os envios partem de endereços terminados em longas sequências numéricas, característica frequentemente associada a disparos automatizados e que leva filtros de segurança e sistemas antivírus das plataformas de e-mails a classificarem as mensagens como potencialmente indesejadas ou fraudulentas.

O que dizem as concessionárias

Procuradas, a Concessionária Tamoios, responsável pela rodovia dos Tamoios; e a CNL (Concessionária Novo Litoral), que administra a Mogi-Bertioga, após questionadas, não se manifestaram a respeito das tentativas de golpes denunciadas pelos usuários. A CCR RioSP, que cuida do trecho da rodovia Rio-Santos entre Ubatuba e Rio de Janeiro, não respondeu até a conclusão desta matéria.



As empresas também não explicaram como possíveis golpistas têm acesso a informações pessoais de usuários, como os endereços de e-mails, que geralmente são solicitados para cadastramento dos motoristas em suas plataformas de cobranças dos pedágios free flow. Também questionadas se tinham ciência sobre as tentativas de golpe, não responderam.

A CNL diz que orienta os usuários a realizarem consultas de passagens e pagamentos de tarifas exclusivamente pelos canais oficiais da empresa, pelo aplicativo CNL Novo Litoral, no site, por meio do telefone 0800 098 88 55 (opção 2) e WhatsApp, além de totens de autoatendimento disponíveis nas bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).

A concessionária informou que não envia links para pagamento de tarifas. Por isso, recomenda que os usuários desconsiderem mensagens suspeitas, não cliquem em links recebidos por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens e realizem qualquer consulta diretamente pelos canais oficiais da empresa.



Todos os canais de atendimento da CNL funcionam 24 horas por dia e contam com suporte inicial por inteligência artificial. A assistente virtual Manu está preparada para esclarecer dúvidas, prestar orientações e direcionar os atendimentos aos canais adequados, sempre que necessário”, disse a concessionária, em nota.

A empresa acrescentou que desde o início da operação vem mantendo ações permanentes de orientação sobre o funcionamento do sistema de pedágio eletrônico, formas de pagamento e utilização de tags. As informações são divulgadas por meio da imprensa, das redes sociais da concessionária, dos painéis de mensagens variáveis (PMVs) instalados ao longo das rodovias e também em ações presenciais.

Pedágio free flow da Tamoios, que motivou tentativa de aplicação de golpe em motorista de aplicativo - Foto Concessionária Tamoios

 



A Concessionária Tamoios também informou que disponibiliza canais para pagamento da tarifa do pedágio eletrônico e orienta que seus usuários utilizem essas ferramentas oficiais para quitar as tarifas.

Segundo a empresa, o pagamento pode ser feito pelo site freeflow.tamoios.com.br, pelo Aplicativo Tamoios Free Flow e pelos totens físicos instalados nos SAUs (Serviços de Atendimento ao Usuário) dos Contornos (localizados no km 10,8 e km 20). 

“Essas informações são amplamente divulgadas nas redes sociais da empresa. No Instagram, por exemplo, há vídeos de orientação fixados na página. Além disso, as orientações estão disponíveis nos painéis luminosos da rodovia, além de faixas espalhadas pelo trecho sob concessão. Também é possível consultar pendências no site do Governo de São Paulo, criado de forma específica para isso, o Programa Siga Fácil, no site https://www.sigafacil.sp.gov.br/”, finalizou a concessionária, em nota.