Festival Mirada em Cubatão: peça equatoriana retrata travessia de migrantes nesta sexta

Encenação gratuita utiliza expressão corporal e relatos reais para discutir o deslocamento humano no continente

Redação
Publicado em 09/09/2026, às 16h21

Montagem La Trocha mescla humor e poesia para contar histórias da fronteira entre Colômbia e Equador - Reprodução/Magnific


Cubatão integra a rota do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas -, promovido pelo Sesc, com apresentação gratuita da montagem equatoriana La Trocha nesta sexta-feira, dia 11 de setembro.

O espetáculo ocorre às 19h no teatro municipal Zanzalá, e traz ao palco da Baixada Santista uma reflexão cênica sobre os fluxos migratórios na América Latina. Inspirada em relatos reais, a peça retrata a jornada de pessoas que arriscam a vida ao cruzar as chamadas "trochas" — trilhas clandestinas situadas na fronteira entre a Colômbia e o Equador.

Com a interpretação solo da atriz Johana Sánchez Armas, a encenação combina trabalho corporal, voz e poesia cênica para abordar temas como memória, silêncio e as escolhas extremas impostas pelo deslocamento forçado, intercalando momentos de sensibilidade com nuances de humor sutil.



A apresentação faz parte da mostra descentralizada do festival, que leva produções de diversos países ibero-americanos pelas cidades da região para fortalecer o intercâmbio cultural.

A entrada para o espetáculo é gratuita e o teatro municipal Zanzalá fica na rua Assembleia de Deus, 435, no Jardim São Francisco, contando também com acesso público pela avenida Nove de Abril, no centro.

Para mais conteúdos



Cubatão