Operação noturna remove barraca de área de preservação em praia de Bertioga

Ação ocorreu na noite de segunda-feira (22), em área de jundu da praia de Itaguaré; além disso, uma moto foi retirada da faixa de areia

Redação
Publicado em 25/04/2024, às 14h18 - Atualizado às 15h06

Fiscalizações noturnas são realizadas ao longo de toda a orla da praia, do Centro a Boraceia - Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Agentes do Departamento de Operações Ambientais (DOA), de Bertioga, removeram uma barraca fixada no jundu (vegetação de restinga), que é uma área de preservação permanente, durante um patrulhamento noturno na praia de Itaguaré, na noite de segunda-feira (22). Além disso, uma moto foi retirada da faixa de areia. 

De acordo com a prefeitura bertioguense, as fiscalizações noturnas são realizadas ao longo de toda a orla da praia, do Centro a Boraceia, com o objetivo de prevenir e cessar possíveis práticas de crimes ambientais no município e promover a conservação ambiental, mantendo a integridade dos ecossistemas locais.

Já na terça-feira (23), durante a operação Força-Tarefa, duas edificações, construídas em áreas embargadas judicialmente no bairro Chácaras, foram demolidas. A ação pretende coibir construções e ocupações irregulares em áreas de preservação ambiental (APP), embargadas, públicas e congeladas por lei.

Força-tarefa

A Força-tarefa é coordenada pelo DOA e supervisionada pela Secretaria de Meio Ambiente municipal, atendendo às determinações das legislações ambientais nacionais, Código Ambiental de Bertioga (Lei 294/88) e ao Ministério Público. Além disso, conta com a colaboração da Secretaria de Serviços Urbanos e participação da Polícia Militar Ambiental.

Com informações de prefeitura de Bertioga

Bertioga itaguaré boraceia ÁREA DE PRESERVAÇÃO OPERAÇÃO NOTURNA

Leia também

Passagem de frente fria no litoral de SP traz refresco antes da volta do calorão


Mar cristalino e piscina natural, os charmes de Guaratuba, em Bertioga