Redes irregulares representam risco aos animais da espécie, que podem morrer. Animal foi liberado com ajuda de pescadores
Da redação
Publicado em 22/08/2021, às 13h57 - Atualizado às 16h06
Um filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi libertada por pescadores após ficar enroscada em uma rede de pesca na manhã de sexta-feira (20), em Bertioga, no litoral de São Paulo. A ocorrência foi registrada entre as praias da Enseada, no bairro Indaiá e de São Lourenço, na Riviera.
Em entrevista exclusiva ao Portal Costa Norte, o homem, que não quer ser identificado, relatou que realizava pesca amadora a lazer, de manhã, por volta das 8h, quando avistou o filhote enroscado em uma rede de pesca.
“Quando eu vi a baleia enroscada, liguei imediatamente para o Instituto Gremar, porem o animal estava sufocando e provavelmente não daria tempo de a equipe chegar, foi então que iniciei a operação de resgate com orientações do instituto”, relatou.
Ainda de acordo com o pescador, quando ele começou a fazer o salvamento da baleia, uma embarcação se aproximou e pescadores que se prontificaram a ajudar na operação de salvamento.
Após desvencilhar a baleia, o pescador acionou novamente o Gremar e relatou que já havia resgatado o animal.
Confira a baixo o vídeo da baleia livre da rede de pesca.
50 quilômetros de redes de pesca. Essa é a distância total de redes de pesca apreendidas só neste ano pela Polícia Militar Ambiental Marítima do Estado de São Paulo, subordinada ao 3°BPAmb,
Algumas redes são armadas em berçários naturais de espécies marinhas que acabam morrendo por não conseguirem emergir para respirar, como é o caso das tartarugas marinhas, toninhas e outros.
Outras, colocavam em risco a segurança da navegação, como no Canal do Porto de Santos por exemplo, outras, armadas próximo as praias, colocavam em risco os banhistas.
O policiamento marítimo ressalta que turistas que encontrem animais na mesma situação não devem tentar realizar o procedimento para evitar riscos ao animal.
Denúncias sobre crimes praticados contra o meio ambiente podem ser efetuadas diretamente à Polícia Ambiental. Na Baixada Santista os telefones são: (13) 3348-4774 ou (13) 3348-4774. Já no Litoral Norte as irregularidades podem ser denunciadas pelo número (12) 3842-0123.