Bertioga segue com alerta aos casos de dengue no município

Neste ano a cidade já confirmou seis casos de chikungunya, 132 casos de dengue e 77 ainda estão em investigação

Da Redação
Publicado em 17/04/2021, às 11h35 - Atualizado às 11h45

- Divulgação/Prefeitura de Bertioga


Nesta época do ano os casos de dengue aumentam e por conta disso, a prefeitura intensifica os trabalhos de prevenção para evitar a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. Neste ano Bertioga já registrou 132 casos confirmados de dengue e 77 estão em investigação, além de seis casos de chikungunya confirmados.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤   http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahora E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Nesta semana, os agentes de controle de endemias estiveram no bairro Jd. Paulista, Centro. As equipes estão nas ruas fazendo visitas para orientar os munícipes e identificar focos de proliferação dos mosquitos. É fundamental que os moradores recebam os profissionais e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.



"É fundamental que os moradores fiquem atentos aos locais ou recipientes com água parada, observem se há acúmulo de água no telhado, laje e nas calhas, por exemplo, além de potes vazios no quintal, pneus e aparadores de vasos de planta. Sempre que possível, os ralos devem estar telados", reforça a secretária de Saúde, Janice Santos.

Controle biológico

A Prefeitura aplica larvicidas – inseticida fornecido pelo governo estadual, em criadouros que não podem ser removidos, como piscinas abandonadas, por exemplo. Também é realizado o controle biológico através do projeto “Peixe Urbano”, aplicando peixes larvófagos (se alimentam da larva do mosquito).



Disk dengue

O “Disk Dengue”, número (13) 3317-6273, do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, é dedicado a receber denúncias de focos e criadouros. As queixas são encaminhadas para os agentes de combate a endemias, que vão até o local denunciado.