Travessias Santos-Guarujá podem ser interrompidas nesta tarde de sexta (2)

Navio cargueiro MSC Natasha XIII deve deixar o porto de Santos nesta tarde; travessias Santos-Guarujá e Santos-Vicente de Carvalho devem ser afetadas

Redação
Publicado em 02/02/2024, às 13h41 - Atualizado às 13h59

MSC Natasha XIII é o maior navio que já atracou no porto de Santos - Divulgação/MSC

Usuários dos serviços de travessias de balsas entre Santos e Guarujá e Santos e Vicente de Carvalho precisam ficar atentos na tarde desta sexta-feira (2). A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo informou que as travessias podem ser temporariamente interrompidas, devido à previsão de saída de um grande navio cargueiro do porto de Santos.

A interrupção da travessia Santos-Vicente de Carvalho está prevista para ocorrer às 15h40, enquanto a travessia Santos-Guarujá deve ser paralisada às 16h30. A medida atende a uma norma da Marinha do Brasil, que determina que as balsas permaneçam atracadas e sem veículos a bordo durante a manobra.

A Semil destacou que, como a operação não depende do controle do Departamento Hidroviário do estado (DH), não há previsão de quanto tempo o serviço ficará paralisado, bem como os horários poderão sofrer alterações, mediante determinação das autoridades competentes. A secretaria recomenda que antes de se deslocar, o usuário consulte o site do DH, que conta com imagens de monitoramento. É possível obter informações em tempo real sobre a travessia pelo telefone 0800 77 33 711 ou pelo canal no Whatsapp.

MSC Natasha XIII

Proveniente da Libéria, na África, o cargueiro MSC Natascha XIII tem 366 metros de comprimento, 48 metros de largura e está transportando contêineres. Construído em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem. Este é o maior navio que já atracou no porto de Santos.

Guarujá Santos travessia de balsas porto de santos navio

Leia também

Projeto incentiva moradias no Centro Histórico de Santos


Litoral de SP segue sob alerta amarelo do Inmet para chuvas intensas


Veja o momento em que navio maior que a torre Eiffel chega ao Porto de Santos