Travessia registra lentidão por maré forte, com 25 minutos de espera em Santos, 15, no Guarujá; sete embarcações operam no momento
Redação
Publicado em 03/06/2026, às 15h13
A travessia de balsa Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, opera com lentidão por causa da maré forte, nesta quarta-feira (3). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o tempo de espera é de 25 minutos no lado Santos e 15 minutos no lado Guarujá.
No momento, o sistema conta com sete embarcações em operação. A pasta estadual afirma que todas cumprem cronograma de manutenção preventiva, estão em condições de funcionamento e possuem aprovação e certificação para operar.
Ciclistas têm gratuidade na travessia. Idosos e pessoas com deficiência contam com embarque prioritário.
A cobrança da tarifa é unidirecional, feita apenas no embarque no Guarujá, e corresponde aos dois sentidos da viagem. Confira os valores:
O pagamento deve ser feito em dinheiro ou por meio de cobrança automática, como Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Taggy. O sistema não aceita cartões de crédito, débito, cheques nem boletos para pagamento posterior.
Veículos de dois ou três eixos de rodagem alta podem utilizar a travessia apenas de segunda a sexta-feira, das 0h às 8 horas. A circulação desse tipo de veículo é proibida aos finais de semana e feriados.
Veículos acima de três eixos, carros-fortes e veículos com cargas inflamáveis ou explosivas estão impedidos de fazer a travessia em qualquer dia e horário.
Ônibus também não podem utilizar o sistema, exceto em situações emergenciais ou excepcionais, mediante análise e autorização prévia. Veículos com excesso de peso estão sujeitos a multa por infração grave e retenção para regularização.
Para informações sobre tempo de espera, condições de navegação e atendimento aos usuários, a central de travessias atende pelo telefone 0800 77 33711.