Site de Hora Marcada para travessia de Ilhabela está indisponível há 3 dias

O serviço permite que os usuários evitem as longas filas de espera para a travessia; não há uma previsão do retorno dos agendamentos

Gabriela Petarnella
Publicado em 14/12/2023, às 12h32

Horários para o final de ano já estão com lotação máxima - Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)

Há três dias o site do Hora Marcada do Departamento Hidroviário de São Paulo está indisponível para novos agendamentos. O serviço permite aos usuários evitar longas filas de espera nas travessias entre São Sebastião e Ilhabela e tem tido uma alta demanda de procura, devido às recorrentes filas que, neste ano, chegaram a somar entre 5 e 10 horas de espera para a travessia.

Site com avido de serviço indisponível - Site do Hora Marcada

A procura é tanta que, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), até o momento da instabilidade, os agendamentos entre os dias 26 e 29 de dezembro já estavam 100% preenchidos. Para os dias 30 e 31, não foi possível consultar a lotação.

Sobre a falha no serviço, a Semil divulgou que o site está instável devido a problemas técnicos e que a equipe está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível, mas que ainda não há previsão de retorno do serviço.

Em funcionamento, o sistema oferece agendamento de 24 vagas por hora, distribuídas em ambas as margens, totalizando 12 vagas por viagem, que dura em média 30 minutos. O preço das taxas para agendamento variam dependendo do dia da semana, do tipo de veículo e da cidade de partida. Confira os preços:

Operação Verão

A Secretaria destacou ainda que o serviço funcionará com todas as nove embarcações que compõem a frota do litoral norte, mas que a funcionalidade das mesmas depende das condições climáticas. O Departamento Hidroviário informou que a travessia São Sebastião-Ilhabela recebeu em novembro o reforço do ferry boat FB-19, que custou um investimento de R$ 8,7 milhões. No momento, duas outras embarcações estão em reforma. 

O serviço já estava no planejamento da pasta e está incluído no pacote de R$ 243 milhões para melhorias no sistema de balsas de todo o Estado de São Paulo até 2024. Para o litoral norte, estão sendo investidos R$ 80,5 milhões em melhorias na travessia, com o planejamento de obras de dragagem, reforma de flutuantes e modernização da frota.

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