Travessia tem tempo padrão de espera tanto do lado de Ilhabela quanto em São Sebastião; há cinco embarcações em operação nesta manhã
Redação
Publicado em 26/05/2026, às 09h30
A balsa de Ilhabela tem fila padrão na travessia, nesta manhã de terça-feira (26). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o tempo de espera é de 30 minutos no lado de Ilhabela e outros 30 minutos no lado de São Sebastião. Há cinco embarcações em operação.
A Semil informa que todas as embarcações cumprem cronograma de manutenção preventiva, estão em perfeitas condições de funcionamento e possuem aprovação e certificação para operar. A pasta estadual também reforça que ciclistas têm gratuidade na travessia. Idosos e pessoas com deficiência tem com embarque prioritário.
A cobrança da tarifa é unidirecional, feita apenas no embarque em São Sebastião, e corresponde aos dois sentidos da viagem. Confira os valores:
O pagamento pode ser feito em dinheiro e por meio de cobrança automática, como Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Taggy. O sistema não aceita cartões de crédito, débito, cheques nem boletos para pagamento posterior.
Caminhões que utilizam a travessia entre 0h e 6 horas têm 20% de desconto na tarifa. A redução não vale para Veículos Urbanos de Carga (VUC) e caminhões do tipo “toco”, de dois eixos.
Mas, atenção: veículos com cargas perigosas ou resíduos sólidos carregados precisam de agendamento prévio com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Também é proibida a travessia de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) acima de 40 toneladas e de caminhões com três ou mais eixos quando a altura da maré estiver inferior a 0,5 metro.
Para informações sobre tempo de espera, condições de navegação e atendimento aos usuários, a central de travessias atende pelo telefone 0800 77 33711.
Saiba como está o trânsito na rodovia dos Tamoios nesta manhã de terça (26)
Motoristas encontram bom fluxo de veículos na rodovia Rio-Santos, nesta manhã de terça (26)