Travessia opera com quatro embarcações sob céu ensolarado; maré baixa impede o embarque de caminhões e carretas em ambos os sentidos
Redação
Publicado em 01/07/2026, às 09h27
A manhã desta quarta-feira (1º) apresenta cenário de espera regular, mas com restrições operacionais para quem utiliza a balsa de Ilhabela. Com quatro embarcações em atividade e céu ensolarado na região, o tempo de fila para carros de passeio e motos está estabilizado em 30 minutos entre São Sebastião e Ilhabela.
O principal obstáculo, no entanto, afeta o setor de transporte de cargas. Devido à maré baixa registrada no canal nesta manhã, o embarque de veículos pesados está temporariamente suspenso.
A diminuição do nível do mar deixa as rampas de acesso muito íngremes, impossibilitando que caminhões e carretas entrem nas balsas com segurança. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) orienta que os motoristas desses veículos aguardem a normalização da maré antes de se dirigirem aos bolsões de embarque, evitando superlotação no local.
A tarifa da travessia é cobrada apenas na ida (sentido Ilhabela). Durante os dias úteis, automóveis pagam R$19,00 e motocicletas pagam R$9,50. O trajeto é totalmente gratuito para pedestres e ciclistas.
O usuário pode realizar o pagamento nos guichês utilizando dinheiro físico ou passar diretamente pelas pistas automáticas caso possua tags de cobrança (como Sem Parar, Veloe e ConectCar).
Rodovia dos Tamoios tem trânsito sem lentidão nesta manhã de quarta (1º)
Tráfego na rodovia Mogi-Bertioga flui sem lentidão nesta manhã de quarta (1º)