AGENDA CULTURA

Nova Ponta da Praia, Santos, se torna ponto turístico

Novo cartão-postal trouxe, além da revitalização da orla, fluidez no trânsito local, espaços de convivência, novas ciclovias, um novo Mercado de Peixes e um Centro de Atividades Turísticas

Da redação
Publicado em 25/02/2021, às 19h00

FacebookTwitterWhatsApp
Nova Ponta da Praia, Santos, se torna ponto turístico - Leandro Ordonez
Nova Ponta da Praia, Santos, se torna ponto turístico - Leandro Ordonez

Último bairro na divisa com Guarujá, a nova Ponta da Praia, Santos, foi remodelada e já integra um dos principais pontos turísticos da cidade, além disso, o objetivo era transformar a orla da Ponta da Praia em um novo cartão-postal de Santos, mas o resultado foi muito maior.

Os moradores e turistas ganharam, além de uma orla moderna e revitalizada, um novo Mercado de Peixe, um Centro de Atividades Turísticas (CAT) e mais fluidez no trânsito local e permite a pratica de outras atividades.

O projeto Nova Ponta da Praia representa a maior parceria entre o poder público e o setor privado da história de Santos. Graças a mudanças inovadoras na Lei de Uso e Ocupação do Solo, ocorridas em 2018, um novo tipo de compensação garantiu ao município a possibilidade de receber investimentos e obras em troca da autorização para alteração do uso de terrenos em áreas com restrições de atividades.

Nova Ponta da Praia, Santos, se torna ponto turístico (Leandro Ordonez)

Entre as intervenções, a Nova Ponta da Praia recebeu ampliação de trechos do calçadão da orla, que abrigará uma nova ciclovia próxima à linha d’água, espaços de convivência, mobiliário urbano moderno com bancos iluminados, bicicletários, fonte interativa e obstáculos para a prática de skate e parkour.

CAT

Uma das principais novidades do projeto da Nova Ponta da Praia é a construção do Centro de Atividades Turísticas (CAT), um moderno centro de convenções com 29 mil m², construído em área que abrange dois terrenos: um que era privado e um outro cedido pela União à prefeitura. O equipamento tem um pavilhão climatizado para feiras e exposições; salão com proteção acústica para convenções e shows; e salas de apoio.

O CAT inclui um heliponto na cobertura e um estacionamento coberto com 400 vagas. Em frente, na praça Almirante Gago Coutinho, foram construídos um espelho d’água e uma fonte com efeitos sonoros e luminosos. O novo centro de convenções aumentou a geração de empregos diretos e indiretos, aqueceu o comércio local e a economia do bairro.

A reformulação compreende a avenida Almirante Saldanha da Gama (avenida da praia) e dá acesso à balsa que faz a travessia entre Santos e Guarujá. A mudança mais significativa foi a área de embarque e desembarque das balsas.

A praça Almirante Gago Coutinho foi ampliada e a fila de veículos reorganizada. Para quem desembarca em Santos, há opção de saída pela avenida Saldanha da Gama, para quem segue pela orla. Outra alternativa é o contorno da nova Praça Gago Coutinho, com opções sentido porto e sentido avenida Rei Alberto I.

Deck do Pescador Novo Mercado de Peixe marca a história da cidade de Santos (Arquivo/Dicom)

As ciclovias foram realocadas na calçada da orla, que foi ampliada e conta com áreas de convívio e prática de esportes, além de ampliação do número de árvores de 257 para 450. O Deck do Pescador foi reestruturado para suportar as ressacas mais intensas e ganhou novas rampas para barcos.

Mercado de Peixes e Paru

Em meio às novidades da Nova Ponta da Praia, uma chama atenção dos moradores e, principalmente, de turistas. O restaurante Paru, localizado no mezanino do novo Mercado de Peixes. O local é comandado pelo chef de cozinha Dario Costa, que obteve o direito de exploração do espaço após processo licitatório realizado pela prefeitura. 

Em julho de 2020, ele sagrou-se campeão do reality show Mestre do Sabor, da Rede Globo, e também participou do programa MasterChef Brasil, da Rede Bandeirantes. A inauguração do restaurante aconteceu em setembro e o local funciona, em conjunto com um “Açougue do Mar”, um serviço de venda de pescados.

Restaurante Paru Novo Mercado de Peixe marca a história da cidade de Santos A imagem mostra o interior do restaurante Paru, localizado no mezanino do novo Mercado de Peixe da cidade de Santos (Prefeitura de Santos)

O restaurante funciona em sistema de entrega dos pratos com muita rapidez: “Fazemos uma comida incrível, no estilo fast food, usando só ingredientes regionais e frutos do mar. No cardápio tem sanduíches, porções, peixes e frutos do mar na brasa, tudo servido em embalagens ecológicas e descartáveis”, explica Dario Costa.

No local, o cliente faz o pedido no caixa ou no totem. Depois, retira a comida no balcão da cozinha, sem formalidade alguma. “O menu é enxuto justamente para que não haja desperdício, valorizando o simples e aproveitando ao máximo todas as partes do peixe”.

Localizado na avenida Mário Covas, 3.050 (entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtemberg), o Mercado de Peixes integra projeto da Nova Ponta da Praia. Aberto à população em julho – com funcionamento diário das 7h às 18h – dispõe de 20 boxes para venda de pescado, além de seção para comercialização de temperos e do mezanino, onde estão sendo instalados o restaurante Paru e o Açougue do Mar.

Mercado de Peixe Nova Ponta da Praia, Santos, se torna ponto turístico (Prefeitura de Santos)

Para conforto e segurança dos clientes, o ambiente é totalmente climatizado e acessível (inclusive os sanitários), com rampas e elevador de acesso ao mezanino. Outra comodidade está no estacionamento, com capacidade para 40 veículos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!