Neste final de semana, agentes da 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (Dcciber / Deic) realizaram a apreensão de três adolescente, que planejavam praticar diversos atos violentos, em comemoração ao ataque ocorrido em uma escola estadual, no município de Suzano. O ataque aconteceu em 2019, quando dois adolescentes invadiram a instituição de ensino e provocaram a morte de diversas pessoas. Após os crimes, os autores, que eram ex-alunos da instituição, cometeram suicídios.
Durante as investigações, realizadas em colaboração com a "Homeland Security Investigations" (HSI), os adolescentes tiveram as conversas em redes sociais monitoradas, evidenciando o planejamento de ações contra mulheres, crianças e animais, no dia 13 de março, data em que ocorreram os ataques.
Eles foram detidos após diligências realizadas nas cidades de São José do Campos, Caçapava e Tupã, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Questionados, os jovens admitiram a intenção dos ataques, justificando a violência pelo "bullying" sofrido em suas respectivas escolas. As investigações prosseguem para identificar demais envolvidos.