BELEZA NOS CÉUS

Imagem de rastros deixados por satélites no céu encantam até a Nasa

Foto de rastros de satélites, em especial os da constelação Starlink, foi a imagem astronômica do último dia 14 de junho no site da agência espacial americana

Esther Zancan
Publicado em 21/06/2022, às 08h51 - Atualizado às 09h35

FacebookTwitterWhatsApp
A maior parte das faixas são rastros da constelação de satélites de comunicação Starlink Imagem de rastros deixados por satélites no céu encantam até a Nasa Satélites deixam rastros no céu noturno do Parque Nacional de Nambung - Joshua Rozells
A maior parte das faixas são rastros da constelação de satélites de comunicação Starlink Imagem de rastros deixados por satélites no céu encantam até a Nasa Satélites deixam rastros no céu noturno do Parque Nacional de Nambung - Joshua Rozells

O que serão todos esses risquinhos no céu do Parque Nacional de Nambung, na Austrália? Não, não são cometas nem computação gráfica. São sim trilhas de satélites.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

A Imagem Astronômica do último dia 14 de junho, de Joshua Rozells, no site da agência espacial americana, a Nasa, mostra as trilhas de satélites de baixa órbita que refletem a luz solar. A maior parte das faixas são rastros da constelação de satélites de comunicação Starlink, da empresa SpaceX.

A mesma imagem, só que anotada, mostra os nomes dos satélites responsáveis por cada rastro registrado nos céus australianos Imagem de rastros deixados por satélites no céu encantam até a Nasa (Joshua Rozells)

Normalmente essas listras são visíveis logo após o anoitecer e antes do amanhecer. Nas fotos que ilustram esta matéria, podemos ver duas versões, uma apenas com os rastros, e outra anotada, com cada satélite responsável pela trilha observada nos céus australianos.

A imagem é resultado de mais ou menos duas horas de exposição, e depois o material foi combinado digitalmente em uma única foto. 

Para quem ficou curioso do que seriam essas formações rochosas em primeiro plano, são pináculos, formados por antigas conchas do mar (calcário).

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Outra dica para os que curtem olhar para as estrelas, é o site james.darpinian.com/satellites/ . Nele é possível, por meio da sua localização, ver pelo Google Street View o céu onde você está naquele exato momento. Ele indica em que posição está a Estação Espacial Internacional (ISS), planetas, constelações como a do Cruzeiro do Sul e Órion, por exemplo. 

Leia também: Aurora boreal em vórtice fascina até a Nasa

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!