VEM, METEORO

“Entrou de fininho”: asteroide é descoberto apenas duas horas antes de choque com a Terra

Impacto do asteroide na entrada da atmosfera equivale a 2 ou 3 quilotons de TNT

Da redação
Publicado em 15/03/2022, às 14h34 - Atualizado às 15h18

FacebookTwitterWhatsApp
Localização da queda do asteróide na última sexta-feira (11) “Entrou de fininho”: asteroide é descoberto apenas duas horas antes do choque com a Terra Mapa da localização da queda do asteróide - Divulgação
Localização da queda do asteróide na última sexta-feira (11) “Entrou de fininho”: asteroide é descoberto apenas duas horas antes do choque com a Terra Mapa da localização da queda do asteróide - Divulgação

Na última sexta-feira (11), um asteroide de dois metros de diâmetro meio que “entrou de fininho” na atmosfera terrestre, próximo ao mar Ártico. O mais incrível da história é que cientistas detectaram a presença dele apenas duas horas antes.

O asteroide “penetra” entrou na atmosfera às 18:22 (horário de Brasília). Com uma velocidade de 18,5 km/s (isso mesmo que você leu: por segundo), o impacto aconteceu próximo a ilha Jan Mayen, na Noruega.

Localização da queda do asteróide na última sexta-feira (11) “Entrou de fininho”: asteroide é descoberto apenas duas horas antes do choque com a Terra Mapa da localização da queda do asteróide (Divulgação)

Mas não há motivo para pânico e nem para duvidar da capacidade dos cientistas em detectar asteroides. De acordo com cientistas do projeto Impacton (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra do Observatório Nacional), apenas o impacto de objetos com mais de 100 metros de diâmetro seriam um problema para a humanidade, pois poderiam causar danos sérios à Terra.

E, a detecção de objetos desse tamanho é totalmente possível de ser feita com uma certa antecedência. Ufa!

Ainda segundo o Impacton, esse asteroide da sexta-feira produziu uma explosão na entrada da atmosfera com impacto equivalente entre 2 e 3 quilotons de TNT. Cada quiloton equivale a mil toneladas. 

O projeto Impacton também informou que o asteroide deve ter explodido a uma altura de 20 a 30 km. Se tivesse caído em uma região habitada, teria provocado um enorme estampido sônico, o que faria tremer janelas, mas não haveria risco de qualquer dano físico. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!