DICAS PRECIOSAS

Dia das Crianças: 5 dicas para incentivar a leitura na infância

Hábito da leitura ajuda no desenvolvimento da criatividade e fornece um extenso vocabulário para os jovens

Da redação
08/10/2021 às 14:28.
Atualizado em 08/10/2021 às 16:29
O hábito da leitura desenvolve criatividade e senso crítico nas crianças (Imagem de Victoria_Borodinova por Pixabay)

O hábito da leitura desenvolve criatividade e senso crítico nas crianças (Imagem de Victoria_Borodinova por Pixabay)

O mundo da literatura é mágico e indescritível. Por meio das palavras, um enredo cativante toma conta da mente do leitor e sua imaginação viaja pelas páginas, sem ao menos perceber que está, de fato, lendo.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o hábito da leitura está cada vez mais enfraquecido no país. Somente 52% da população é praticante, porém com pouco vigor. A média é de 5 livros por ano, mas somente 2,43 dos livros são lidos até o fim.

Mesmo que a porcentagem de 52% pareça positiva aos olhos da população, a quantidade de livros adquiridos e aproveitados é extremamente baixa, refletindo uma realidade triste referente à educação e incentivo à literatura no país.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) revelou que 50% dos brasileiros possui resultado nível 1 em leitura, dentro de uma escala de 1 a 6, sendo 1 o pior desempenho e 6 o melhor.

Muito mais que leitura por prazer e lazer, a literatura fornece um aumento exponencial no vocabulário e interpretação de texto, além do desenvolvimento considerável da imaginação e crítica.

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”, Joseph Addison.

Confira quatro dicas para incentivar a leitura na infância

1º Escolha o livro certo para a idade

(Imagem de StockSnap por Pixabay)

Leitura deve ser encarada como um momento de diversão, e não obrigação. Compre livros baseados na idade da criança. Há livros para todas as idades, inclusive para bebês, com ilustrações e desenhos chamativos.

2º Exemplo

(Imagem de StockSnap por Pixabay)

Crianças espelham suas atitudes nas pessoas mais velhas, principalmente nas figuras maternas e paternas. Obrigar, incentivar ou simplesmente sugerir a prática de algo que você não faz, trará um impacto controverso nos ideais de modelo a ser seguido. Seja aquilo que você quer que seu filho se torne ou, ao menos, leia com ele.

3º Crie uma rotina de leitura

(Imagem de 愚木混株 Cdd20 por Pixabay)

Leitura não é dom ou algo natural, é um hábito conquistado. Você sabia que diversos leitores vorazes perdem o hábito da leitura e podem passar anos sem ler um único livro? A literatura inicialmente é insistência, mas nunca algo a ser pressionado.

Um horário recomendado para ler é antes de dormir, pois a criança se distancia da iluminação dos aparelhos eletrônicos, que prejudicam o sono. Além disso, entram no embalo de uma boa história antes de descansar de forma saudável.

4º Dê livros relacionados aos temas de interesse da criança

(Imagem de Sabrina Eickhoff por Pixabay)

Durante a infância é extremamente comum os jovens se interessarem por temas diversificados, como dinossauros, astronautas, danças, princesas, entre outros.

Procure adquirir livros relacionados ao tema favorito da criança. Isso criará um desejo voraz de descobrir a história escrita e, consequentemente, desenvolver um apreço aos livros.

5º Visite bibliotecas 

(Imagem de Marisa Sias por Pixabay)

Bibliotecas possuem uma má fama entre os jovens que não são adeptos ao hábito literário, isso ocorre devido a visão negativa empregada sobre o sossego e silêncio do local. Porém, se estimulado a visitar este tipo de ambiente desde pequeno, os jovens entenderam a verdadeira mágica do local: um acervo gigantesco de diversos livros, para todos os gostos e idades. 

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por