Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
DIA DOS PAIS

44,9% dos consumidores vão gastar menos no Dia dos Pais, revela pesquisa

2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes

Da redação
05/08/2022 às 11:05.
Atualizado em 05/08/2022 às 13:59
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes (Imagem de Olya Adamovich por Pixabay)

2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes (Imagem de Olya Adamovich por Pixabay)

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Para compreender os hábitos de consumo do brasileiro sobre as comemorações de dia dos pais, a Hibou - empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo em parceria com a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners.Co realizaram pesquisa com mais de 1300 pessoas em todo o país durante o mês de Julho 2022.

44,9% declaram menos poder aquisitivo, logo, farão menos compras. No restante, 15,7% também afirmou que, apesar do aperto financeiro, vão manter a tradição familiar; 26,6% disseram estar igual aos anos anteriores; 11,6% estão com o bolso melhor, e manterão os hábitos, e 1,2% se disseram estar melhor, por isso vão gastar um pouco mais.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Este ano, 40% da população afirma que gastará entre R$50 e R$150. 18,7% dos brasileiros vai investir entre R$150 e R$250. Até R$50, 13,7% vai usar para presentes. E 2 em cada 10 brasileiros não vão comprar presentes nesta data.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
“Observamos que os brasileiros tendem a manter as tradições nas datas comemorativas, mesmo com o ticket médio mais baixo que em outros anos. Seja em lojas físicas ou online, os consumidores buscam alternativas de presentes ou formas de manter hábitos já consolidados como os encontros para almoços e reuniões”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou.

Mais procurados para presente

Todo ano fica a dúvida do que presentear, mas no quesito segmento, os cinco primeiros listados dividiram-se em: vestuário, 67,2%; calçados, 36,4%; perfumes, 26,2%; acessórios, 19,5% e comestíveis 17,8%.

Como o brasileiro fará suas compras?

A loja física ficou disparada como primeira opção com 56,3%. Em seguida, a internet com entrega (32,6%); produção própria do presente (2%), formato drive-thru (1,1%) e não se aplica (17,8%). As escolhas das lojas foram citadas também: Redes de varejo (Americanas, FastShop, Renner, Marisa etc.) por 27,9%; Loja da marca do produto, por 23,3%; Loja de bairro, por 23%; Supermercados/hiper, por 3%. Os indecisos somam 33,9%.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Além do ambiente físico, as compras via internet serão realizadas em sites da marca/produto por 43,2%; 27,8% em sites de redes de varejo; 27,5% em sites de pequenos lojistas. Os que ainda não decidiram totalizam 25,4%.

O tradicional almoço em família

Em contrapartida, pensando nos pratos do almoço de dia dos pais, quanto ao tipo de alimento que não pode faltar na mesa, a surpresa veio na nuvem de palavras gerada pelas respostas, com destaque para: churrasco (290 menções), carne (239), lasanha (100) e massa (67).

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
"Mesmo com o preço da carne em alta, os consumidores ainda levam em consideração que esse é um tipo de data para reunir a família com fartas refeições. Ainda assim, as marcas precisam olhar para esses momentos e desejos, e considerar promover experiências que deixem memórias afetivas nas pessoas", comenta Ana Letycia, Head de planejamento da Score Retail.

Metodologia

A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1300 respostas, sendo que 58,4% correspondem ao Sudeste, 15,9% ao Sul, 12,5% ao Nordeste, 7,1% ao Norte e 6,1% ao Centro-Oeste.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A pesquisa, também levantou informações básicas sobre renda familiar, e os resultados foram: A++: 2,8%; A+: 4,5%; B1: 16,2%, B2: 22,4%; C1: 19,5%; C2: 12,1%; D e E: 4,4%, e Prefiro não responder: 18%. O estudo foi feito nos dias 21 e 22 de Julho de 2022 e o resultado apresenta 2,7% de margem e erro e 95% de confiança.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por