Por Eliana Cirqueira
Nesta Temporada 2012/2013, as vagas de estacionamentos públicos nas orlas das praias de Bertioga e das ruas dos entornos estão livres da cobrança da ‘Zona Azul’. É o que informou essa semana a Diretoria de Trânsito da cidade. De acordo com o departamento, as obras de reurbanização que ocorrem na região central do município inviabilizam a implantação do serviço de tarifação nestes locais, como acontecia nos anos anteriores. O diretor de Trânsito, Nelson Jorge de Castro, informou que o centro de Bertioga corresponde a mais de 60% das vagas de estacionamento utilizadas nos contratos de licitação da Zona Azul. Por este motivo, outros locais, como Vista Linda, Riviera de São Lourenço e Indaiá também não contarão com a cobrança de estacionamento. “Isso dá um desequilíbrio no contrato [implantar somente em alguns bairros]. Fica complicado manter uma estrutura, porque você acaba prejudicando a empresa que explora o serviço, que é terceirizada”.
Como está Castro ainda explicou que o estacionamento de veículos no centro permanecerá como está: com as vagas criadas no novo projeto urbanístico da orla sem a cobrança pelo uso do espaço. Ele ainda comentou a redução no número de vagas de parada de veículo no trecho da orla que vai da Casa da Cultura até a Pista de Skate. “Com a reforma, houve redução de 50% na quantidade de vagas de estacionamento. Neste dispositivo paralelo, fica difícil a pessoa estacionar errado. No 45º [posicionamento inclinado junto à guia da calçada], às vezes, havia um abuso, porque os motoristas paravam na contramão”.
Fiscalização “A fiscalização ocorrerá normalmente, o que estiver irregular será verificado. Não temos encontrado muitos problemas nesta Temporada. Talvez até por conta da fiscalização. A questão do som alto também está sendo fiscalizada em parceria com o DOA [Diretoria de Operações Ambientais], inclusive no período noturno”, informou o diretor de Trânsito da cidade. Castro ainda ressaltou que, para denúncias de abuso do som, o contato é pelo telefone 153.
Utilidade Geralmente, em Bertioga, o serviço de ‘Zona Azul’ funciona pelo período de três meses, de dezembro a fevereiro. O estacionamento pago foi criado há décadas, com o objetivo de promover a rotatividade das vagas existentes, racionalizando o uso do solo em áreas adensadas, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de estacionamento.
Comentários