Vacinação contra HPV começa segunda-feira

Costa Norte
Publicado em 07/03/2014, às 13h37 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h15

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
A vacina protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV

A partir de segunda-feira,10, o Sistema Único de Saúde (SUS) inicia a vacinação em meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, contra o HPV (papiloma vírus humano), em escolas públicas e privadas de todo o país. O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação será realizada em dois momentos nas escolas: neste mês de março (1ª dose), e em setembro (2ª dose). A terceira dose será ministrada somente após cinco anos (60 meses). No dia agendado para vacinar na escola é necessário que a adolescente apresente a caderneta de vacinação ou um documento de identificação. Ao todo, há mais de 100 tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais, e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colo retal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Em Bertioga A população estimada a ser vacinada no município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.472 adolescentes, sendo 491 na faixa etária de 11 anos; 496 com 12; e 485 com 13 anos de idade. A vacina será ministrada em 29 escolas, entre municipais, particulares e estaduais, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha segue até o dia 10 de abril e, a partir de 2014, a vacina contra o vírus HPV será incorporada ao calendário de vacinação. Lúcia Peres Guimarães, enfermeira sanitarista responsável pela Seção de Vigilância Sanitária do município, explicou que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico: “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico. A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso, é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”. Lúcia ainda adverte sobre a grande importância de adesão a essa vacina para prevenção da doença em adolescentes que já iniciaram atividades sexuais e as que ainda não começaram. “A faixa etária, sexo e dosagem estão sendo seguidas segundo orientações do Ministério da Saúde, por se tratar de um estudo realizado com adolescentes nessa faixa de idade, na qual ocorreu o maior número de casos referentes à doença. As meninas que estiverem fora dessa faixa não poderão ser vacinadas”. A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação, e da rede particular de ensino. Para mais informações sobre a vacinação em Bertioga, entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 3317 1249, ou Vigilância à Saúde: 3319 9058.

Quadro Escolas agendadas na primeira semana 11/03/2014 - TERÇA-FEIRA Escola Municipal José Ignácio Hora - Jd Paulista; Escola Municipal Delphino Stockler - Jd. Lido; Escola Municipal José de Oliveira Santos - Jd. Rio da Praia; Escola Municipal Jardim Rio da Granja - Rio da Granja. 12/03/2014 – QUARTA-FEIRA Colégio Objetivo - Jd. Lido; Escola Estadual Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno. 13/03/2014 - QUINTA-FEIRA Colégio Metodista - Riviera de São Lourenço; Escola Estadual Maria Celeste Pereira Leite- Riviera de São Lourenço; Escola Municipal Governador Mario Covas - Riviera de são Lourenço. 14/03/2014 - SEXTA-FEIRA Colégio Saber - Vila Itapanhaú; Escola Estadual Vicente de Carvalho. A vacina para as adolescentes que não estudam no município ou não estão estudando, no momento, será dada nas Unidades Básicas de Saúde dos seguintes bairros: Vicente de Carvalho II, Vista Linda, Indaiá e Boraceia.

Em São Sebastião

Estima-se que, em São Sebastião, o público-alvo chegue a 2.050 meninas. Durante o período de campanha, técnicos da vigilância epidemiológica do município percorrerão todas as escolas municipais, estaduais e particulares com o objetivo de imunizar as meninas que tiverem a prévia autorização dos pais. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também terão as doses à disposição das adolescentes, que deverão ir até o local acompanhadas de um responsável que autorize a vacinação.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!