UPA Vista Linda pode sair até setembro

Costa Norte
Publicado em 28/02/2014, às 12h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h15

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Ordem de serviço foi assinada na segunda-feira, 24, pelo prefeito Mauro Orlandini

Um avanço para o município no atendimento à saúde, em especial às vítimas de acidentes de trânsito que ocorrem na SP-55 (rodovia Rio-Santos) e na SP-98 (rodovia Mogi-Bertioga). Assim define o prefeito Mauro Orlandini em relação à nova unidade de saúde da cidade, com previsão de entrega para setembro. Ele diz: “A UPA estará estrategicamente localizada, o que agilizará o atendimento a acidentes, pois o tempo de resposta será reduzido consideravelmente, em relação ao atendimento que ocorre no pronto-socorro, na região central da cidade”.

A UPA a ser construída no Jardim Vista Linda, em uma área de 1,4 mil m², na rua Eduardo Correia da Costa Júnior, entre a rodovia Rio-Santos e a avenida Anchieta, é considerada de porte I (para cidades entre 50 e 100 mil habitantes). Terá capacidade para até 150 atendimentos, e médicos em 24 horas de funcionamento.

A ordem de serviço foi assinada na segunda-feira, 24, pelo prefeito Mauro Orlandini e representantes da empresa vencedora da licitação, a Global Engenharia e Meio Ambiente Ltda. Esta semana, a empresa iniciou a preparação do terreno para a obra. A UPA contará com ambientes para recepção; sala de espera e de acolhimento; sala de classificação de risco; consultórios, incluindo um odontológico; salas para suturas, medicação, inalação, radiologia e coleta de material; sala de gesso; eletrocardiograma; sala de hidratação e de urgência; salas de observação, adulto e infantil; área administrativa; almoxarifado; refeitório; e sala de repouso para funcionários. O valor da obra é de R$ 2,17 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Conquista O Ministério da Saúde garante investimentos somente a municípios com mais de 50 mil habitantes. De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bertioga conta, apenas, com 47 mil habitantes, portanto, não poderia ser contemplada. Entretanto, com base em estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, foi comprovado que a população da cidade supera 54 mil habitantes. Os dados ajudaram nas gestões do prefeito Mauro Orlandini com representantes do Ministério da Saúde e permitiram a liberação de verbas para o equipamento. O estudo foi elaborado a partir de informações de atendimentos de urgência e emergência na rede pública da cidade e de variação da população de acordo com a quantidade de lixo coletada. Também foram consideradas as casas de veraneio que ficam ocupadas durante os finais de semana e feriados, mesmo em meses de baixa temporada, além de turistas que procuram as praias da cidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!