Unidades de Conservação oferecem programação variada

Costa Norte
Publicado em 07/06/2013, às 17h57 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h01

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Passeios são voltados para a comunidade local e turistas, mas é preciso o agendamento prévio

Entre as dezenas de atividades que a Fundação Florestal programou para a Semana do Meio Ambiente, nas diversas Unidades de Conservação (UCs) do estado, o litoral norte teve uma semana movimentada, com atividades voltadas para diferentes públicos, como palestras, exposições e muito mais. Confira a programação na sua cidade, para este final de semana e aproveite!

Em Caraguá No Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) acontece uma programação especial, voltada para seus visitantes, entre moradores, turistas e estudantes. No fim de semana (8 e 9), grupos de escolas municipais e estaduais, já cadastrados, irão realizar, de forma gratuita, a Trilha dos Tropeiros, que tem como atrativos, além do conteúdo ambiental, a parte histórica do tempo dos escravos. A Trilha Noturna é outra opção, que traz uma perspectiva diferente sobre a vida na Mata Atlântica e os hábitos noturnos da fauna local. Até o dia 16, no Centro de Visitantes do PESM, em Caraguá, está aberta a exposição de pinturas naturalistas sob o tema Aves da Mata Atlântica, da artista Priscila Fernandez. São 18 figuras de aves, como os tiês-sangue, saíras, corujas, tucanos e outros. A exposição pode ser vista de segunda a domingo, das 8h às 17h.

Serviço: o PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na rua do Horto Florestal, 1.200, bairro Rio do Ouro. Informações: www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-caraguatatuba/ .

Em Ubatuba O PESM – Núcleo Picinguaba participa do Festival da Mata Atlântica, que é promovido anualmente pela prefeitura, em parceria com diversas instituições ambientalistas. O evento acontece até sábado, em atividades espalhadas por toda a cidade. Confira a programação completa no site: www.ubatuba.sp.gov.br

Olhar mais Verde Também até este sábado acontece, no Casarão do Porto (Fundart), a exposição fotográfica Olhar mais Verde. As fotos retratam a trajetória histórica da Unidade de Conservação (UC), demonstrando a sua importância na preservação da Mata Atlântica do estado de São Paulo e com foco no município de Ubatuba. O evento é aberto ao público e conta com a presença de representantes do PESM – Núcleo Picinguaba, com informações sobre a UC aos visitantes.

Fotos premiadas O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba ainda recebe, até domingo (9), uma exposição de fotos premiadas no concurso Avistar Brasil. Ao todo, são dez painéis e 15 fotos, apresentando a riqueza da nossa avifauna. O objetivo é valorizar a Mata Atlântica por meio da beleza das aves, enfatizando a necessidade de proteção dos recursos naturais e preservação de seus habitats. O evento é gratuito e vai de segunda a domingo, das 9h às 17h.

Serviço: o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba do PESM fica na Praia da Fazenda, região norte do município. O endereço é rodovia BR - 101, km 8. As trilhas necessitam de agendamento prévio, pelo email [email protected] , ou pelo telefone (12) 9707-2426. Mais informações: www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/. Em Ilhabela O Parque Estadual Ilhabela (PEIb) realiza, em sua sede administrativa, nos dias 14, 21 e 28 de junho, palestras voltadas para estudantes do ensino fundamental, da rede municipal de ensino. No evento, os alunos receberão informações sobre o PEIb e esclarecimento sobre o que são Unidades de Conservação (UCs), quais UCs existem no litoral norte do estado, seus objetivos e de que forma os alunos podem atuar de forma positiva na UC. Esta atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e não é aberta ao público.

Trilhas guiadas Já nos dias 8, 9, 15, 16, 22, 23 de junho, serão realizadas visitações guiadas nas trilhas do Bonete, Baepi, Cachoeira do Veloso, Pancada d´Água, Água Branca e Friagem. O evento é voltado para a comunidade local e turistas. As vagas são limitadas.

À noite O objetivo desta atividade na Trilha Noturna da Água Branca é oferecer uma nova perspectiva sobre a natureza presente no parque e também observar os hábitos dos animais noturnos e a ampliação das percepções, como a audição. Este evento acontece no dia 29 de junho, às 19h, e é voltado à comunidade local e turistas. O ponto de encontro é a guarita da estrada dos Castelhanos. As vagas são limitadas.

Serviço: para todas as trilhas, é necessário realizar inscrições. Para informações sobre cada trilha e inscrições, escreva para o email [email protected] (em assunto escrever: inscrição trilha guiada + nome da trilha) ou pelo telefone (12) 3896-2585 (falar com Edmilson ou Roberta), munidos do número de RG. A sede do PEIb fica na praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, bairro Vila Velha.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!